Pesquisar
Close this search box.

Iniciam obras do prédio que abrigará a Vigilância Municipal

Projeto de como ficará a nova sede da Vigilância Municipal
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Iniciam obras do prédio que abrigará a Vigilância Municipal
Projeto de como ficará a nova sede da Vigilância Municipal

 

As obras de reforma e ampliação que permitirão a unificação das sedes da Vigilância Municipal iniciaram no dia 28 de agosto e deverão estar concluídos em 12 meses. O novo prédio, que fica no CSU, onde antigamente funcionava a Clínica de Fisioterapia, vai centralizar as divisões da Vigilância Municipal (Sanitária, Epidemiológica, em Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador, setor administrativo de zoonoses) e endemias.

O espaço terá cerca de mil metros quadrados de área, contemplando dois blocos principais. O administrativo terá recepção, salas para reuniões e orientações com o setor regulador (empresas, autônomos que desenvolvem atividades de interesse a saúde) e treinamentos para os profissionais de saúde, salas das equipes técnicas e laboratório de entomologia (para identificação de mosquito Aedes). Já o bloco de serviços abrangerá a Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (vacinas e soros), depósito para produtos apreendidos, salas de armazenamento e processamento de equipamentos e artigos (caixas térmicas, termômetros, equipamentos para avaliação de produtos) e arquivo.

A unificação das sedes deverá facilitar o fluxo de trabalho e otimizar os gastos públicos, pois atualmente são mantidos três contratos de locação e as Divisões da Vigilância encontram-se dispersas. Essa situação, além de gerar o gasto público com a locação, também dificulta o desenvolvimento do trabalho, produz deslocamentos constantes tanto de pessoas quanto de documentos e retrabalho.

A Divisão de Vigilância Sanitária e a Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador ocupam o imóvel localizado a Rua Lourenço Jasiocha, 865, desde 2008. A Divisão de Vigilância Epidemiológica está na Rua São Vicente de Paulo, 169, desde 2004. As atividades da Direção da Vigilância em Saúde, do Setor de Endemias e algumas atividades administrativas do CCZ são realizadas na Rua São Vicente de Paulo, 169 (apartamento 2 – Parte superior da Divisão de Vigilância Epidemiológica) desde 2015.

 

Texto: Maurenn Bernardo e Assessoria / Foto: divulgação