Insegurança levou a Niihau a fechar as portas

As portas da loja, que inaugurou há cinco anos, foram fechadas pela violência
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

As portas da loja, que inaugurou há cinco anos, foram fechadas pela violência
As portas da loja, que inaugurou há cinco anos, foram fechadas pela violência

O cartaz fixado no final de semana na fachada da loja Niihau Board Shop demonstra a sensação de insegurança de quem trabalha com o comércio em Araucária. O proprietário da loja, Rodrigo Benedito Padilha, disse que fechou as portas para evitar mais prejuízos e riscos aos funcionários.

Em um ano e meio foram cinco assaltos e muitos prejuízos amargados. O último aconteceu na manhã de sexta-feira, 1º de julho, quando três elementos entraram na loja, um deles armado de uma pistola, e levaram roupas, tênis, celulares, dinheiro e um notebook. “Fomos vencidos pela violência e insegurança para trabalhar nesta cidade. É lamentável sermos obrigados a desistir do sonho de atuarmos aqui onde tudo começou e onde estão nossas raízes. Mais lamentável ainda é o sistema de segurança de Araucária, uma cidade com 120 mil habitantes, que conta com o aten­dimento de apenas cinco viaturas policiais, algumas em péssimas condições. O sistema de monitoramento por câmeras está ultrapassado e com defeitos e a Guarda Municipal também desprovida de recursos”, lamentou Rodrigo.

Na página do Facebook da Niihau, o proprietário postou uma mensagem aos clientes, lamentan­do o fechamento da loja e explicando os motivos que o levaram a tomar uma atitude tão drástica. Em um dos trechos Rodrigo afirma entender o empenho e o interesse das pessoas que trabalham tanto na Polícia Militar quanto na Guarda Municipal, porém, lamenta que tanto as forças policiais quanto os comerciantes, estão dependentes de um sistema e um governo “pilantra”, que abandona o povo à própria sorte. “Infelizmente somos mais uma loja/comércio fechado pela violência. Estabelecimentos fechados não arrecadam impostos, geram desempregos. E a pergunta fica. Onde iremos parar com essa onda desastrosa?”.

Segundo ele, até que a cidade apresente condições mais favoráveis para os comerciantes trabalharem em segurança, a Niihau manterá apenas a loja de Curitiba. “Agradecemos a todos que contribuíram na caminhada, crescimento e sucesso da Niihau Board Shop Araucária nestes cinco anos de trabalho. Muito obrigado a nossos clientes e amigos pela prefe­rência. Pedimos desculpas pelo encerramento de nossas atividades, mas preferimos preservar nossa integridade e de nossa equipe”.

Forças policiais apostam na prevenção

O comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Araucária, capitão Nelson Stoccheiro, disse que os comerciantes podem ajudar as forças policiais a prevenir novos casos lamentáveis como este. Uma das dicas é ficar atento quando perceber qualquer coisa suspeita na loja, por exemplo, pessoas que entram na loja e aparentemente não têm nada a ver com os produtos que ela vende, pessoas que ficam olhando tudo e saem sem comprar nada. “É importante que os comerciantes repassem estas filmagens para a polícia, pra que possamos fazer uma prévia investigação. Também é importante ressaltar que a primeira coisa a fazer é sempre ligar para o 190 e informar o que está ocorrendo, se possível informar a placa do veículo, a vestimenta dos elementos, alguma marca como tatuagem, enfim, tudo que estiver fora da rotina da loja deve ser visto com outros olhos. Ficar de olho no estabelecimento do vizinho e acionar a polícia se vir algo suspeito, também é uma forma de prevenção bastante válida”, orientou o capitão.

A Guarda Municipal também destacou que faz o possível para manter rondas pelo comércio em geral, mas infelizmente não são suficientes para inibir ou evitar essas situações. “Temos um efetivo precário e problemas estruturais, mas procuramos fazer o máximo que nossas condições permitem”, explica Alaercio Jose Libel Nijo, diretor de departamento da GMA.

Ele observa que quatro fatores contribuem para motivar o ladrão: o valor, a inércia (facilidade para carregar o objeto), a visibilidade (objeto à mostra desperta o desejo) e o acesso (a facilidade de se carregar o alvo). “Para dificultar o acesso é preciso pensar na segurança do estabelecimento de dentro para fora, em camadas, ou seja, analisar a área pública, o perímetro (principalmente a procura de abjetos que possam facilitar um arrombamento, por exemplo), o acesso e a área privativa”, explica.

O diretor dá algumas dicas para dificultar a ação dos bandidos, como o controle de acesso (entrada e saída); reforço de barreiras físicas; uso de dispositivo de contenção; uso de câmeras de segurança e sensores; facilitar no máximo a “vigilância natural” de quem passa na rua; externamente devem-se evitar toldos e marquises que dificultem o trabalho das câmeras de monitoramento, que também pode ser prejudicado pelo mau posicionamento e pela existência de produtos ou propagandas diante de seu campo de visão; cuidados com o exterior também são necessários, de modo que o mesmo não insinue que o “espaço não tem dono” e isso inclui a existência de terrenos baldios e casas abandonadas e internamente a iluminação é fundamental e a colocação do caixa deve ser estratégica, em local onde se consiga observar a área externa e maior parte possível da área interna.

Serviço

O endereço da Niihau Board Shop em Curitiba é Shopping & Sports, Loja 07 – rua Francisco Derosso, 3488 – Xaxim, Curitiba. O telefone é o (41) 3569-3670. A loja fica aberta das 10 às 22 horas.

Texto: Maurenn Bernardo / FOTO: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE