Home / Notícias / Geral / Invadem a calçada e pedestres reclamam

Invadem a calçada e pedestres reclamam


As calçadas da rua Pedro Gawlak têm sido ocupadas por veículos, e os casos podem ser punidos com multa

As calçadas da rua Pedro Gawlak têm sido ocupadas por veículos, e os casos podem ser punidos com multa

O Artigo 181, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro proíbe o estacionamento de veículos em espaços para passeio, faixas destinadas a pedestres e em ciclovias sob pena de multa e infração grave com perda de cinco pontos na carteira. No entanto, a pressa do dia-a-dia faz com que alguns moto­ristas deixem o carro no primeiro local que aparece e, com isso, quem precisa caminhar nesses espaços sente dificuldade.

Essa é a situação apresentada pelos moradores da rua Pedro Gawlak, no bairro Fazenda velha. Segundo eles, a Prefeitura concluiu recentemente a obra de novas calçadas na região, mas alguns motoristas insistem em utilizar o espaço como estacionamento. “Isso força os pedestres a andar pelo meio da rua, se arriscando na via dos veículos, então gostaríamos que os motoristas tivessem consciência e respeitassem a calçada”, afirma o morador Gilson Gerber.

De acordo com o secretário de Urbanismo Elias Kasecker Junior, esse não é um caso isolado, e muitos araucarienses insistem em quebrar a lei. “Nosso agente muitas vezes tenta conversar para que a situação não se transforme em uma indústria de multas, mas nem sempre é suficiente e acaba sendo a única maneira de educar alguns”, lamenta.

No entanto, ele pede mais uma vez o respeito dos motoristas e afirma que um agente passará na rua Pedro Gawlak para analisar a situação.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: divulgação

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*