Isidório Duppa completa 10 anos de coluna no Jornal O Popular

Semo Polaco Non Semo Fraco foi a primeira comédia de Isidório
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Isidório Duppa completa 10 anos de coluna no Jornal O Popular
Semo Polaco Non Semo Fraco foi a primeira comédia de Isidório

 

Isidório Duppa, o polaco que ficou conhecido pelo sua irreverência e bom humor, completou nesta quarta-feira, 27 de setembro, 10 anos de coluna no Jornal O Popular. Ao longo de uma década ele relatou suas aventuras de forma ininterrupta, utilizando um dialeto polonês próprio do interior. Com a publicação da coluna semanal, Isidório ganhou muitos leitores fieis, que se habituaram a ler suas histórias com sotaque.

“Comecei a escrever no Jornal a convite do Carlos do Valle, mas a ideia inicial era publicar piadinhas rápidas, no entanto, elas logo se transformaram em histórias e os leitores passaram a gostar. Muitos transformaram em hábito a leitura dessas histórias do dia a dia e da atualidade, contadas de uma forma descontraída e divertida, com uma linguagem própria. Então a coluna deslanchou”, disse Gláucio Karas, dono do personagem Isidório.

Ele conta que as 100 primeiras colunas ainda deram origem ao livro Semo Polaco Non Semo Fraco, editado em 2009. Também foi através das colunas que o polaco retornou aos palcos e entrou em uma nova fase. Em 2008 se arriscava em stand ups, e já em 2009 criou a comédia teatral Semo Polaco Non Semo Fraco, que neste mesmo ano participou do Festival de Teatro de Curitiba, e desde os anos seguintes, até hoje, vem marcando presença no festival paralelo do Teatro Barracão Encena, em Curitiba. Em 2012, no embalo do sucesso, o polaco decidiu criar mais uma comédia teatral, intitulada Semo Polaco Non Semo Tanso, que também está em cartaz todos os anos no festival do Barracão Encena. “O mais legal é que a maioria dos textos que escrevo para as colunas são aproveitados nos espetáculos”, diz.

Festa regada a cerveja

Isidório decidiu comemorar esta primeira década como colunista do O Popular junto com seus leitores e fãs. E na noite desta quinta-feira, dia 28, a partir das 19h30, ele vai reunir os amigos na Kilden Bier Microcervejaria para “bebemorar” umas cervejas artesanais de primeira. Também vai rolar uma exposição do acervo do Juca Duppinski, fã número um, que vai mostrar para os convidados todo seu acervo de materiais referentes ao trabalho do Isidório. O primeiro chope Pilsen de 300 ml é por conta da Kilden Bier. “Venha brindar junto e ainda conhecer mais alguns causos”, convida o polaco.

Polaco inicia nova temporada no Barracão Encena

Isidório Duppa completa 10 anos de coluna no Jornal O Popular

Entre os dias 30 de setembro e 29 de outubro, o polaco Isidório Duppa retorna ao palco do Teatro Barracão Encena, em Curitiba, com a nova temporada das suas comédias. Semo Polaco Non Semo Fraco estará em cartaz aos sábados, às 20h30 e Semo Polaco Non Semo Tanso – O Retorno pra Roça terá apresentação aos domingos, às 20h30.

Os ingressos para assistir aos espetáculos custam R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia. Quem recortar a logo do Jornal O Popular e apresentar na bilheteria, paga meia entrada.

Semo Polaco Non Semo Fraco é uma comédia hilariante inspirada na cultura polaca, da qual descende o autor. A história é contada por Isidório Duppa, um agricultor solteiro e quarentão que se envolve com Keith Lua, uma garota de programa. Perseguido por Trambolhão, o leão-de-chácara, Isidório sai pelo mundo contando seus causos. Ao mesmo tempo, Flortcha Duppa, sua irmã, tenta a vida na cidade. Recheada de situações cômicas e inusitadas a peça arranca gargalhadas com a simplicidade do povo da roça.

Semo Polaco Non Semo Tanso – O Retorno pra Roça conta o reencontro de Isidorio Duppa com Flortcha, sua irmã, quando a dupla retorna para a roça, acompanhada de Keith Lua, Trambolhão e Nick Bombinha. Uma suposta mala de dinheiro, guardada por Isidório, dá início a uma série de tramoias, onde o mais esperto nem sempre é o que se dá bem.

Serviço

O Teatro Barracão Encena fica na Rua Treze de Maio, 160, Centro de Curitiba. O fone é 3223-5517.

Fã de carteirinha

É impossível falar de Isidório Duppa sem mencionar o seu fã número um: o araucariense Juca Duppinski. Quem teve a oportunidade de presenciar a coleção de materiais que Juca tem do polaco, com certeza ficou impressionado. São recortes de jornais, folders de espetáculos, chaveiros, CDs, fotos, enfim, tudo que até hoje foi divulgado com relação ao ídolo Isidório, o Juca tem.

O autor do personagem, Glaucio Karas, já chegou a brincar que nem ele mesmo guardou tantos materiais referentes ao polaco como o seu fã. “Eu fico impressionado porque ele guarda tudo e ainda faz questão de acompanhar as minhas apresentações”, conta.

Juca se intitula um colecionador e o interesse pelo polaco surgiu quando ele lançou seu primeiro CD, em novembro de 2001, e uma das músicas se chamava Hey Juca! “Isso me chamou atenção e logo depois vieram as apresentações dele na Festa do Pêssego e do Ovo, em colégios. Depois veio a peça Semo Polaco Non Semo Fraco. Então me dei conta de que era seu fã”, recorda.

Juca conta ainda que depois vieram as colunas no jornal, que ele acha interessantes, pois relatam os acontecimentos vividos aqui na cidade. “Na realidade sou fã do polaco desde o primeiro CD. Tenho todos os materiais dele, que vão desde CDS, jornais, fotos, ingressos, caneca, chaveiros, faixas, cartazes, livro. Também tenho todas as colunas que foram publicadas, desde a primeira até a última. Já fui em show dele na Lapa, Campo Largo e Curitiba e aqui na cidade, na Cantina da Lídia, no Teatro da Praça e na Facear. Eu admiro o Glaucio pela sua inteligência e pelo dom que ele tem em representar. É uma pessoa humilde, um bom amigo. Merece o sucesso que tem. Com certeza a sua história já faz parte da cidade. E o meu presente é continuar divulgando o trabalho dele”, disse.

 

Fotos: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE