Katuragi é reconduzido à presidência do Conselho da Comunidade

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O empresário Juscelino Katuragi foi reconduzido à presidência do Conselho da Comunidade de Araucária para uma gestão de mais três anos. Ele foi eleito e tomou posse na manhã desta quarta-feira, 19 de dezembro, oportunidade em que também apresentou um balanço da gestão anterior, dos anos de 2015 a 2018. O Conselho é o órgão que representa a sociedade na fiscalização do sistema carcerário e na ressocialização dos condenados. Em três anos, atendeu 346 apenados, destes, 159 já cumpriram suas penas, 92 deixaram de cumprir ou tiveram a pena revertida, e 95 ainda estão em cumprimento. Entre as entidades que recebem os apenados, 54 são municipais, 34 estaduais e 7 são ONGs. Nesses locais eles executam serviços de jardinagem, pintura, obras de construção e manutenção de equipamentos, manutenção de hortas comunitárias, entre outros.

Através de convênios, o Conselho também realizou diversas ações assistenciais diretas aos custodiados como consultas médicas, exames laboratoriais, acesso a medicações via SUS, efetivação de processos de reconhecimento de paternidade, vacinas, e ainda campanhas de prevenção contra doenças entre os detentos. Também mediante convênio conseguiu a entrega diária de café da manhã aos detentos, doações de colchões, fornecimento de material de limpeza e higiene, auxílio transporte, reformas na carceragem, dedetização, ventiladores, pintura nova. “Fizemos mais de 300 atendimentos individualizados, conseguimos credenciais de visita, realizamos ações educativas, fizemos visitas domiciliares, organizamos visitas infantis aos detentos, promovemos palestras sobre drogas e demais assuntos, e tantas outras ações”, explicou Katuragi, ressaltando que o órgão participou de capacitações e encontros com membros de outros conselhos.

Para a nova gestão, Katuragi tem planos de continuar seu trabalho, que vem trazendo resultados positivos, buscar novas parcerias e convênios com outros setores. “Pretendemos implantar um projeto de remissão pela leitura entre os custodiados da Delegacia de Polícia, trabalho com agressores de violência doméstica, e demais ações que possam ampliar a assistência entre os detentos e seus familiares”, reiterou.

APAC

Na mesma assembleia da eleição e posse de Katuragi, foi extinta a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), fundada em maio de 2017. Segundo Katuragi, a extinção aconteceu porque neste momento, a entidade não é assunto prioritário e sua existência precisa ser reavaliada.

Membros da nova diretoria

Presidente Juscelino Katuragi de Melo
Vice-presidente Dr Cid Ferreira de Camargo Junior
1º secretário Dr Elizeu Gomes Terra
2º secretário Leonardo Ferreira
1º tesoureiro Dr Luiz Knob
2º tesoureiro Pamela Cristine Barbosa Camargo

Membros do Conselho Fiscal
Luiz Carlos Griner, Taciane Aparecida Siqueira Pastre e Willian Barboza

Publicado na edição 1144 – 21/12/18

Compartilhar
PUBLICIDADE