Home / Notícias / Geral / Mais de 19 mil crianças voltarão às aulas nas escolas municipais e CMEIs

Mais de 19 mil crianças voltarão às aulas nas escolas municipais e CMEIs

Acabou as férias e é hora de retornar para as salas de aula. Foto: Marco Charneski

 

Acabou a folga da criançada. Na próxima terça-feira, 12 de fevereiro, mais de 19 mil alunos de escolas municipais e CMEIs retornarão às aulas. São em média 6.562 crianças na faixa etária de 0 a 5 anos (educação Infantil) e mais de 13 mil alunos no ensino fundamental (1º ao 9º ano). Porém, segundo a Secretaria de Educação de Araucária, o processo de matrículas na educação infantil ainda não foi concluído. Há uma previsão de aumentar o número de alunos, mas isso depende da contratação de novos profissionais. Para atender as crianças já matriculadas e as que receberam carta matrícula, o quadro de profissionais está completo.

“A SMED encaminhou para a Gestão a solicitação de ampliação do número de educadores infantis para as unidades. Assim que a Câmara Municipal retomar as sessões, os vereadores vão analisar o Projeto de Lei para ampliação das vagas existentes para atendermos ainda mais crianças, principalmente nos espaços que estão em construção. Com a vinda desses profissionais deverão ser chamadas mais crianças de 0 a 3 anos, que serão matriculadas nos novos CMEIs, conforme as construções forem sendo concluídas, o que deverá reduzir a lista de espera ”, esclareceu a secretaria.

Ainda conforme a SMED, quanto a infra-estrutura das unidades, a maioria está organizada para receber os alunos. Algumas ainda passam por reformas, ampliações e construções, conforme o planejamento de manutenções, como a Pedro Biscaia (reforma) e Ambrósio Iantas (construção da nova escola e de um CMEI na região). A Prefeitura também está finalizando as roçadas e a previsão, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, é concluir todo o serviço até o dia 12.

Transporte e merenda

Outras preocupações inerentes ao retorno das aulas dizem respeito ao transporte escolar e a merenda. A SMED disse que apenas uma empresa das terceirizadas ainda não passou por vistoria total, mas até a próxima sexta-feira, 8, a mesma se comprometeu em apresentar os veículos e a documentação em dia, o que garantirá o atendimento total. “Serão 52 linhas que atenderão todas as unidades de ensino, nos três períodos. A merenda também está em dia e na terça-feira, todas as unidades receberão os itens perecíveis normalmente, conforme o fluxo de abastecimento”, acrescentou a SMED.

Voluntárias dão um trato no CMEI Iguatemi para receber as crianças

Foto: divulgação

 

Os funcionários do Centro Municipal de Educação Infantil do Iguatemi organizaram um mutirão nesta quarta-feira, 6, para pintar os muros e arrumar o local para receber as 60 crianças que serão atendidas durante o novo ano letivo, que começa na próxima terça-feira.

Em entrevista, a diretora Márcia Ryba, explicou que a própria equipe tomou a iniciativa de pintar a fachada, visando o bem estar e acolhimento dos pequenos. Além da mão de obra voluntária, os produtos utilizados foram fornecidos através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1149 – 07/02/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*