Mais de 700 empreendedores já participaram do “Começando Bem” em 2019

Foto: Carlos Poly
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Mais de 700 empreendedores já participaram do "Começando Bem" em 2019
Foto: Carlos Poly

 

De acordo com informações do Espaço do Empreendedor de Araucária, 720 empreendedores do município já participaram da palestra do “Começando Bem” em 2019. A palestra, que orienta sobre diversos temas relacionados ao empreendedorismo, é um pré-requisito para todos que procuram o Espaço para formalizar um negócio. Dos 720 participantes em 2019, 421 passaram a contar com CNPJ. A palestra é uma oportunidade de conhecer todo o suporte disponibilizado pela Prefeitura para apoiar, microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas.

O “Começando Bem” tem duração de 1h30 e ocorre sempre que há pelo menos 10 inscritos. Em 2019, já ocorreram 11 palestras no Paço Municipal. Na ocasião, os participantes ficam sabendo das diversas ações de planejamento do desenvolvimento econômico de Araucária para as próximas décadas (dentro do “Avançaraucária”), bem como sobre a Lei de Microempresa, direitos e obrigações dos MEIs, informações sobre parcerias, cursos, consultorias e workshops disponíveis (todos gratuitos) e esclarecem dúvidas frequentes de quem está começando. MEIs que realizam o processo de formalização de empresa em casa (via internet) e buscam informações sobre a obtenção do alvará no Espaço do Empreendedor também podem participar da palestra.

Apoio

No Espaço do Empreendedor, que fica no térreo da Prefeitura, os empreendedores contam com apoio para formalização, para concessão de alvarás, sobre obrigações e direitos, concessão de créditos, guias de impostos, entre outros. O espaço dispõe de um consultor do Sebrae que orienta sobre como vender, fluxo de caixa e outros assuntos de interesse. O horário de atendimento é o mesmo dos demais serviços oferecidos no Espaço Cidadão: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Há senha específica para este atendimento. Mais informações sobre o espaço e sobre o Começando Bem: (41)3614-1559.

O Microempreendedor individual é aquele com negócio que fatura até R$ 81mil por ano e não tem participação em outra empresa como sócio ou titular. Entre as vantagens de ser MEI está poder ter registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que possibilita a abertura de conta em banco, a realização de empréstimos e a emissão de nota fiscal. O MEI é isento de impostos como o de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL e passa a contar com benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

Texto: PMA

Compartilhar
PUBLICIDADE