Mais um condomínio é alvo de reclamações

Acessos muito estreitos estão entre os problemas apontados por moradores
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Mais um condomínio é alvo de reclamações
Acessos muito estreitos estão entre os problemas apontados por moradores

 

Moradores do Residencial Azaleia, localizado na rua Estanislau Wojcik, no bairro Tindiquera, reclamam de problemas que teriam sido deixados pela VKR Empreendimentos Imobiliários e que estariam em desconformidade com o projeto apresentado na assinatura do contrato. O atraso na entrega dos apartamentos, que inicialmente estava prevista para agosto de 2016 e foi entregue em dezembro; a previsão contratual de sete playgrounds e a entrega de apenas três; a pista de caminhada inacabada e com desníveis e que possui pedregulhos ao invés de pavimento; o portão de entrada e saída do condomínio, que impossibilita a entrada e saída ao mesmo tempo, e a entrada de acesso bastante estreita; as infiltrações nos apartamentos; a falta de postes de iluminação na área residencial; e a falta de banheiros no bosque, estão entre as reclamações que tem trazido dores de cabeça aos proprietários.

O síndico do residencial, Luiz Fernando de Oliveira, disse que todos estes problemas já foram comunicados à construtora e que há seis meses tenta um diálogo, na esperança de resolvê-los. “As falhas apresentadas são muitas, desde a falta de acabamentos até a falta de equipamentos previstos em contrato. Só estamos querendo o que nos prometeram em projeto, quando assinamos o contrato. Eles estipularam um prazo até o dia 10 de julho, mas o tempo se esgotou e eles não providenciaram os serviços, assim fica difícil”, comentou.

Luiz disse ainda que solicitou uma cópia do projeto para a construtora, para comprovar que a obra havia sido entregue incompleta, mas como não conseguiu, solicitou uma cópia junto à Prefeitura, e constatou que muitas coisas que estavam previstas, não foram cumpridas. “Na placa do plantão de vendas já temos um exemplo disso, quando mostra que residencial tem sete playgrounds e na verdade tem apenas três”, argumentou.

Tudo em ordem

O proprietário da VKR, Vanderlei Ribeiro, argumentou que na ocasião da venda, todos os proprietários dos apartamentos receberam o memorial descritivo da obra, onde consta que eles adquiriram exatamente o que estava previsto. “O síndico foi na Prefeitura e buscou um projeto que apresentamos na época em que demos entrada no pedido de aprovação, mas o projeto sofreu algumas adaptações depois disso, e estas constavam no memorial descritivo”, explicou.

Vanderlei disse que foram feitas readequações dos playgrounds e se contar as praças de convívio existentes dentro do condomínio, totalizam sete. Os portões estão dentro das normas, com a largura mínima exigida. Quanto a pista de caminhada, explicou que obteve licença do IAP para construir uma pista com piso permeável, por estar em uma Área de Preservação Ambiental (APA), assim como o muro que circula o bosque, que foi erguido com parte em alvenaria e outra parte com grades por fazer divisa com a APA, mas que nos demais trechos foi feito um muro com mais de 1,80 metros, acima do permitido.

“Com relação às demandas técnicas, como iluminação e infiltrações, além de outros problemas apresentados pelos moradores, estamos fazendo as correções. Nossa equipe está trabalhando no local, não abandonamos a obra, como muitos sugeriram. Não deixamos nenhum dos nossos empreendimentos sem atender as demandas”, esclareceu Vanderlei.

O residencial Azaleia tem sete blocos, com 24 apartamentos cada. Atualmente está com 168 moradores.

Com relação à obtenção do certificado de construção de vistoria de obras, documento necessário para liberar os apartamentos para os moradores, a Prefeitura informou que a fiscalização leva em conta apenas o que está previsto no projeto. Um exemplo: sobre a informação de que moradores alegam que “a Construtora prometeu sete playgrounds, mas entregou apenas três”, de acordo com a equipe de fiscalização, no projeto constam apenas três parquinhos.
A Prefeitura também esclareceu que qualquer morador pode solicitar uma cópia do projeto para análise deste ou de outro empreendimento (há custas). A solicitação deve ser feita no Espaço Cidadão, que fica logo na entrada do Paço Municipal.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE