Matagal domina ruas e calçadas da cidade | O Popular do Paraná
Home / Notícias / Geral / Matagal domina ruas e calçadas da cidade

Matagal domina ruas e calçadas da cidade

Em algumas calçadas já não há espaço para os pedestres, só para o mato

Em algumas calçadas já não há espaço para os pedestres, só para o mato

A proliferação do mato nas ruas e calçadas está deixando a cidade com aspecto de abandono e isso tem incomodado a população. Não é preciso andar muito para encontrar um terreno abandonado ou um passeio que tenham sido praticamente engolidos pelo matagal.


Nos arredores da Escola Municipal Ambrósio Iantas, na Rua Pau Brasil, Jardim Itaipu, a situação está tão crítica que andar pela calçada se tornou uma aventura digna de desbravadores. “Meu filho pequeno quando passa pela calçada pra ir até a escola some no meio do matagal, uma coisa horrível de se ver”, comentou o morador Felipe Rangel Dattola.

A situação se repete na Rua Valério Sobânia, próximo à empresa Berneck, no bairro Capela Velha, onde o mato está tão alto que já não dá mais para as pessoas andarem pela calçada. “Sem dúvida o mato está dominando o cenário. Utilizo o transporte público e preciso andar pelas calçadas quase inexistentes na região. Além de ser perigoso por ter animais peçonhentos, a segurança pessoal também é colocada em risco. Não falta muito para Araucária se tornar uma extensão da Mata Atlântica”, ironizou a moradora Geovana.

“Nessa época de chuva o mato brota ainda mais rápido e a Prefeitura tem que agilizar os serviços de roçada, senão a cidade ficará com uma aparência de suja”, disse um morador da Rua Francisco Dranka, no bairro Fazenda Velha, onde o mato tomou conta das calçadas e também do parquinho de diversões, que fica na Rua Alexandre Wisocki.

Na programação

A Prefeitura informou que estes locais já estavam na programação de roçadas e, de acordo com a Secretaria de Obras, dentro de 15 dias o serviço deverá ser executado por equipes terceirizadas ou do quadro próprio de funcionários. A SMOP também disse ter constatado que não havia pedidos realizados pela população para o serviço. As solicitações devem ser feitas na Secretaria de Obras pelo telefone 3614-7580. Ainda de acordo com a secretaria, a responsabilidade de roçar a frente das casas e terrenos particulares é do proprietário do terreno, como consta no Código de Obras e Posturas do Município.

Texto: Maurenn Bernardo / Fotos: MARCOS CHARNESKI / EVERSON SANTOS

Sobre Redação

Redação

3 comentários

  1. Essas calcadas de hoje foram muito mal feitas que dá nisso.Elas sim nascem mato e absorvem um pouco de chuva sim e consequentemente mais ecologicas porem foram muito mal feitas que agora nascem muito mas muito mato.Eu lembro na mbpizatto os caras nao sabiam nem fazer massa para o arremate final.Nao tem fiscal dai dá nisso

  2. Perda de tempo com esses parques, se nao da pra cuidar,nem cortar grama,putz total perda de tempo fazer parque pra bicho,pois o povo que ta vindo pra araucaria nesses ultimos anos é pior que eles.So vao pra jogar lixo,so ver o parque cachoeira,ta sempre cheio de copinhos,papel de bala e papel de sorvete.Isso é coisa de criança e se é tem uma mae do lado e a mae deixa?Imagine o bandidinho que vai ser daqui uns dias.Fazer o que ne ele aprende facil ve a mae fazendo isso.o pai invadindo terreno para eles morarem,na base da força. tomando posse do que nao ée seu.Dai ele vai pra escola na primeira chance de arrebentar a cara do amiguinho,nem pensa 2 vezes pois aprende a nao respeitar as regras e tomar as coisas na base da força,pois aprendeu em casa

  3. A rua das camelias q começa na rua Minas Gerais e passa pelo jardim Santa Eulália está um perigo, devido ao mato que tomou conta da estreita calçada,os pedestres se obrigam a caminhar Pela rua.peço ao sr vereador Leandro para que vá com seu gabinete móvel, é consiga um lugar para estaciona-lo e que receba os moradores.peço também para que outro nobre vereador eleito na nossa região,Celso nicassio,de uma passadinha pelo bairro ouvir nosso humilde e trabalhor eleitor.com a palavra,os nobres legisladores……

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*