Moradores emporcalham terreno baldio

Se cada um fizer a sua parte os lixos em terrenos baldios estão com os dias contados
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Moradores emporcalham terreno baldio
Se cada um fizer a sua parte os lixos em terrenos baldios estão com os dias contados

 

A tranquilidade dos moradores próximos à esquina da rua Guadalajara com a Avenida Brasil, no Centro, tem sido abalada por um incômodo vizinho. Um terreno baldio se transformou em depósito de sujeira. Somados ao mato, estão sacolas de lixo doméstico, restos de materiais de construção e outros inúmeros tipos de resíduos, que perturbam a vizinhança pelo mau cheiro e por atraírem moscas, mosquitos, baratas e ratos.

“Não sabemos a quem pertence este terreno, mas de uns tempos para cá a situação está ficando preocupante, pois junto com o calor aumenta a proliferação de insetos e outros bichos”, disse uma moradora.

Outro morador acredita que venha gente de outros locais para colocar lixo ali. “Virou um depósito de sujeira, um transtorno para todo mundo”, lamenta.

A Prefeitura informou que o proprietário do terreno citado descumpriu a notificação e o auto de infração, foi multado pela equipe de fiscalização e poderá receber nova multa caso não tome as providências para limpar o terreno. Cabe lembrar que o Código de Obras e Posturas (lei municipal nº 2159/2010) prevê a responsabilidade do proprietário em cuidar do espaço, incluindo cercar e implantar calçada. Somente em 2017, a equipe de fiscalização da Secretaria de Urbanismo já fez 305 notificações.

O apoio dos moradores é fundamental para identificar pessoas que fazem o descarte irregular do lixo. Pode ser por meio de fotos, número da placa de veículo ou outra informação que ajude a identificar os responsáveis. A denúncia pode ser feita via Ouvidoria (0800-643-1550 ou ouvidoria@araucaria.pr.gov.br) ou por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (3614-7480).

Os responsáveis pelo descarte de lixo podem receber desde advertência para limpar o local (e dar destino adequado ao material) atá multa. A Secretaria de Meio Ambiente coleta resíduos de madeira, móveis, entre outros materiais. Basta telefonar para a secretaria (3614-7480) e solicitar o serviço. A coleta não abrange materiais de construção civil.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE