Motorista, fique atento as datas de vencimento para pagar o IPVA 2018

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Motorista, fique atento as datas de vencimento para pagar o IPVA 2018
Araucária tem frota de veículos superior a 80 mil, segundo o Detran/PR

 

Até o dia 16 de janeiro proprietários de veículos emplacados no Paraná podem efetuar o pagamento do IPVA 2018 em cota única e com 3% de desconto. O prazo para quem quer pagar o imposto à vista começou ontem (10) e segue até a próxima terça-feira (16) de acordo com o final da placa do veículo.

Em 2017 apenas 28,5% dos contribuintes optaram pelo pagamento em cota única, segundo eles o valor do desconto é muito baixo e por isso o parcelamento passa a ser vantajoso.

Já para quem irá pagar o IPVA parcelado, em até três vezes, a data para o inicio dos pagamentos é 22 de janeiro e segue nos meses de fevereiro e março, também de acordo com os números finais das placas.

Segundo dados do Detran Paraná, até novembro de 2017, Araucária contava com uma frota de mais de 80 mil veículos. No Paraná a frota de veículos é de quase 7 milhões e a expectativa de arrecadação com o imposto este ano, somando apenas os veículos tributáveis, é superior a R$ 3 bilhões.

Não são tributados os veículos de propriedade da União, estados e municípios. Há isenção também para táxis, ônibus de transporte urbano e para veículos fabricados há mais de 20 anos.

Os boletos para o pagamento do IPVA foram entregues nos endereços dos contribuintes. Caso o proprietário não tenha recebido o boleto é possível emitir uma guia de pagamento diretamente no site da Secretaria da Fazenda > Impostos > IPVA. É necessário saber o RENAVAM do veículo.

Vencimentos IPVA 2018 – Cota Única:
Finais de placas 3 e 4
Vencimento 11-01-2018

Finais de placas 5 e 6
Vencimento 12-01-2018

Finais de placas 7 e 8
Vencimento 15-01-2018

Finais de placas 8 e 9
Vencimento 16-01-2018

As datas para quem irá fazer o pagamento parcelado já estão disponíveis no site do Detran/PR­­­­­­­: www.detranpr.gov.br.

O que é feito com o dinheiro do IPVA?
O destino do dinheiro arrecadado com o IPVA sempre deixa dúvidas. As pessoas sempre questionam o fato de pagar o imposto e ainda assim encontrar estradas em condições precárias ou ter que pagar pedágio para trafegar em uma boa rodovia, mas na verdade o imposto não foi criado somente para a manutenção de estradas.

Segundo a Constituição Federal, cabe aos estados instituir impostos sobre a propriedade de veículos automotores e cada estado regulamenta como será a cobrança das alíquotas. A Constituição estabelece ainda que 50% do total arrecadado pelo estado com o IPVA tenha como destino o município em que o veículo está registrado. Resumindo, grande parte do IPVA é, ou deveria ser utilizado na manutenção das cidades ou, de maneira mais simples, os valores arrecadados são usados para manter o governo, as escolas públicas, os hospitais e não somente as estradas e rodovias.

 

Publicado na edição 1095 – 11/01/2018

Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE