Museu Tingüi-Cuera recebe exposição da cultura negra

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

De 13 de julho a 3 de setembro, o Museu Tingüi-Cuera recebe a exposição “Negros no Paraná – Aspectos da cultura negra no Estado”. A mostra, com entrada gratuita, é resultado de uma pesquisa de campo feita pela fotógrafa documentarista Fernanda Castro em 38 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Paraná, enfatizando a vida familiar, o trabalho e a devoção religiosa.

A abertura oficial da exposição será nesta quinta-feira, 13 de julho, às 18 horas. Na ocasião, haverá participação do Coral Municipal de Araucária e da artista Eva Coller, que fará uma poesia encenada.

A exposição é composta por 19 fotografias no formato 50 x 70 cm; quatro fotografias no formato 100 x 150 cm; e duas fotografias 60 x 80 cm. Com obras do acervo do Museu Paranaense, a mostra foi concebida para ser uma exposição itinerante.

A fotógrafa

Fernanda Castro atuou como repórter fotográfica nos jornais O Estado do Paraná, Correio de Notícias e Gazeta Mercantil. Participou de exposições no Brasil, no Uruguai, na França e na Alemanha. Premiada em diversos salões, suas fotografias integram importantes acervos, como o do Museu Oscar Niemeyer e do Museu Paranaense, em Curitiba, e do Museu Afro Brasil, em São Paulo. Publicou o livro “Comunidades do Feixo e da Restinga: herança dos afro-descendentes da Lapa”. Participou do grupo de trabalho Clóvis Moura como documentarista do mapeamento das comunidades negras no Estado do Paraná. Integrante da Secretaria de Estado da Comunicação Social, atualmente faz parte da equipe do Museu Paranaense.

Agendamentos para grupos, escolas ou mais informações sobre a exposição devem ser realizadas via setor educativo do museu, pelos telefones (41) 3901-5037 ou (41) 3901-5067.

Compartilhar
PUBLICIDADE