Home / Notícias / Geral / Mutirão de Saúde do Idoso avaliou moradores da Vila Angélica

Mutirão de Saúde do Idoso avaliou moradores da Vila Angélica


Foto: divulgação

 

Na tarde da última quinta-feira, 27, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), realizou um Mutirão de Saúde do Idoso na região da Vila Angélica, no salão da Igreja Nossa Senhora das Dores. Esta localidade foi escolhida em razão de ser um dos bairros com maior concentração de idosos no município

De acordo com o Centro de Saúde da Mulher e do Idoso, o mutirão é uma ação que permite realizar educação e promoção da saúde entre as pessoas idosas, capacitar os profissionais da saúde para atendimento a essa parcela da população e identificar, após avaliação, situações que precisam de maior atenção por parte das equipes de saúde.

Todos que estavam presentes foram convidados a participar das diversas atividades oferecidas pelo mutirão. O método utilizado no evento é baseado em iniciativas que vem sendo realizadas em diversas cidades do Paraná, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde. Cada estação segue as recomendações propostas pelo Estado, mas o município pode realizar adaptações, se achar necessário.

Orientações

Na Vila Angélica os participantes percorreram 11 estações, e em cada uma delas, havia um tipo de avaliação ou orientação voltada para este público. Dentre os atendimentos foi possível obter informações gerais sobre o idoso e sobre o cuidador, realizar avaliação de peso, altura, pressão arterial, velocidade da marcha, entre outros fatores.

Representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa conversaram com os participantes sobre os direitos do idoso. Nas estações seguintes os participantes receberam orientações sobre cuidados para evitar quedas, o cuidado com o uso de medicamentos, os cuidados gerais da saúde da mulher e do homem (incluindo orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis). A avaliação da audição também fez parte dos atendimentos propostos.

A ação realizada deve ser a primeira de muitas no município e vai ao encontro ao que está previsto no Plano Municipal de Saúde, plano que contou com a participação da comunidade na sua elaboração. Araucária está estruturando a Rede de Atenção integral ao Idoso, conforme a Linha Guia do Idoso,  lançado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Representantes do Estado acompanharam o mutirão. De acordo com Adriane Miró, médica especialista em geriatria e coordenadora estadual da Saúde do Idoso no Paraná, a estratégia de cuidado com o idoso visa promover um envelhecimento com qualidade de vida, independência e autonomia.

Além das diversas equipes da SMSA, o evento também contou com a colaboração de acadêmicos da Unifacear e da equipe do CRAS Thomaz Coelho.

Texto: assessoria

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*