Na área rural de Araucária, equipes de Saúde vão às casas para vacinação contra a febre amarela

Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Na área rural de Araucária, equipes de Saúde vão às casas para vacinação contra a febre amarela
Foto: divulgação

 

Como o risco de adquirir a febre amarela é maior em áreas de mata, equipes de saúde de Araucária estão indo de casa em casa a fim de vacinar moradores da zona rural que nunca tomaram a vacina. No último sábado, 16, a vacinação ocorreu nas regiões do Rio Abaixinho/Fazendinha, Capinzal e Guajuvira. Todas as unidades básicas de saúde de Araucária estão realizando a vacinação de segunda a sexta-feira. As senhas da sala de vacinação estão sendo entregues das 8h às 16h30 nas unidades da área urbana e das 8h30 às 16h na área rural.

De acordo com a equipe de saúde da unidade do Rio Abaixinho/Fazendinha, no último sábado foram aplicadas 168 doses da vacina contra a febre amarela na região. A UBS local também esteve aberta para receber os usuários exclusivamente para a vacinação das 8h, às 16h30. No Guajuvira/Boa Vista foram 152 doses no sábado. A unidade do Lagoa/Capinzal também realizou vacinação de casa em casa no mesmo dia.

Além da vacinação, os profissionais de saúde estão orientando os moradores para que, caso percebam a ocorrência de macacos mortos, comuniquem imediatamente o CCZ ou o Setor de Endemias. Os macacos são muito vulneráveis à febre amarela. A morte de macacos é um sinal de que o vírus da febre amarela pode estar circulando na região. Por isso, é importante o morador comunicar os órgãos de saúde caso encontre o animal morto (Ouvidoria da Saúde 0800-6437744).

Unidades básicas

Araucária não tem casos registrados de febre amarela. E para o município continuar sem casos é que a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) está intensificando a vacinação em todas as unidades básicas de saúde de segunda a sexta-feira. A vacina é destinada a pessoas de 9 meses a 59 anos. Quem já recebeu uma dose da vacina não precisa de outra; já está protegido. No caso de quem não tem como comprovar ter tomado a vacina, a recomendação da Saúde é para que a vacina seja fornecida.

Importante

Pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres amamentando, pessoas que apresentam reação alérgica grave a ovo e pessoas com HIV/AIDS devem buscar orientação com os profissionais de saúde para avaliar se a vacinação nesses casos é recomendada ou não. Bebês menores de 9 meses, pessoas que passam por quimioterapia ou radioterapia, transplantados são exemplos de algumas das situações em que a vacina não é indicada. Os profissionais de saúde da unidade básica mais próxima podem esclarecer quaisquer dúvidas sobre quem pode ou não ser vacinado. A dose única da vacina contra a febre amarela precisa de 10 dias para o organismo criar os anticorpos e garantir a proteção.

Texto: assessoria

Compartilhar
PUBLICIDADE