No verão aproveite o sol, mas se preocupe também com a saúde!

Ao praticar esportes mantenha-se hidratado. No verão prefira consumior alimentos mais leves e saudáveis. Foto: Everson Santos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
No verão aproveite o sol, mas se preocupe também com a saúde!
Ao praticar esportes mantenha-se hidratado. No verão prefira consumior alimentos mais leves e saudáveis. Foto: Everson Santos

 

O verão começou no dia 21 de dezembro, mas já um pouco antes desta data os termômetros marcavam temperaturas que surpreenderam os paranaenses, principalmente os moradores de Curitiba, Araucária e outras cidades da região metropolitana.

Por aqui, mesmo na estação mais quente do ano, a população é acostumada com temperaturas mais amenas ou aquele “solzinho agradável”. No entanto, nas ruas é possível ver pessoas andando com sombrinhas para se proteger do sol ou até se escondendo dele, e não é para menos. Em alguns dias a temperatura chegou na casa dos 31° com sensação térmica de 33°.

De acordo com o Simepar, de janeiro a março de 2019 (mês em que acaba o verão) as temperaturas devem continuar um pouco acima do normal em todas as regiões do Paraná e são esperados dias seguidos de termômetros elevados e períodos sem chuva.

Os dias quentes são um convite para passeios e viagens para quem está de férias. O Parque Cachoeira é o grande atrativo na cidade para quem quer aproveitar o verão para praticar exercícios ou curtir momentos de lazer com a família e amigos. Os parques aquáticos também são um convite com o sol que anda brilhando forte por aqui.

Cuidado! É tempo de viroses

Entre as doenças mais comuns nesta época está a temida virose gastrointestinal, originada por vírus que estão em constante mutação e são frequentes no verão. Os vírus também têm preferência por este clima. Os que se dão bem no verão, em geral, costumam atacar o aparelho gastrointestinal e provocam diarréias, dores abdominais e no corpo, febre, náuseas e vômitos.

A principal forma de transmissão de viroses ocorre por meio de água e alimentos contaminados, além do contato com as mãos e objetos pessoais dos doentes. A concentração de pessoas em piscinas e ambientes fechados também são ótimas oportunidades para o vírus atacar. E engana-se quem pensa que somente as crianças podem ter viroses devido às altas temperaturas. Mesmo o verão sendo a estação queridinha de uma parte da população, requer cuidados com a saúde para adultos e crianças.

Para evitar a visita desagradável de uma virose no verão algumas dicas podem ajudar:

• Mantenha a higiene dos alimentos. Frutas, verduras e legumes, devem ser muito bem lavados. Tome muito cuidado com alimentos de origem desconhecida vendidos em ruas ou praias, um lanche natural não é sinônimo de ter sido feito com os cuidados necessários de higiene.

• Mantenha-se hidratado. Sol, mar, calor, areia e dieta rica em gordura, por exemplo, são fatores que contribuem, quando em excesso, para um desgaste maior do organismo, abrindo as portas para os ataques de vírus.

De acordo com especialistas, ao perceber os sintomas da virose, deve-se manter uma hidratação adequada e alimentação leve e, em casos onde os sintomas permanecem por mais de três dias, é necessário ir ao médico.

Publicado na edição 1146 – 17/01/19

Compartilhar
PUBLICIDADE