Home / Notícias / Geral / Novembro Azul: Câncer de próstata é tema de palestra

Novembro Azul: Câncer de próstata é tema de palestra

Foto: divulgação

 

Nesta quarta-feira, 7 de novembro, a Câmara Municipal, em parceria com o Departamento de Saúde Ocupacional de Araucária, promoveram uma palestra de combate ao câncer de próstata, sexualidade masculina e câncer de colo retal. Com o slogan “Novembro Azul, juntos somos mais fortes”, a conversa aconteceu no auditório da Câmara Municipal e reuniu cerca de 120 pessoas, entre elas, funcionários públicos e estudantes de enfermagem, da instituição Menna Barreto.

Os palestrantes foram o Dr. Emanuel Grasseli, do Hospital do Exército, o subdiretor do Hospital do Exército Dr. Frederico Marcelo de Souza Coelho, Drª Patrícia Burda Costa do Hospital da Aeronáutica e a Drª Isabela Catarino de Souza, diretora do Departamento de Saúde Ocupacional de Araucária.

Iniciativa

Após o Outubro Rosa, a campanha muda de público e foca na população masculina. O Novembro Azul é um mês de campanha, que busca a conscientização sobre a importância de detectar e prevenir o câncer de próstata precocemente. Esta campanha teve início em 2003 e chegou ao país em 2008.  Apesar de a programação ser feita em todos os postos de saúde do Brasil, o preconceito e a falta de informação fazem com que o trabalho ainda seja mais restrito, em comparação a campanha contra o câncer de mama.

Mesmo com os avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes ainda morrem em razão da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 68 mil novos casos da doença devem ocorrer ainda este ano, em decorrência do câncer de próstata. Segundo Priscila Ramos, do Departamento de Saúde Ocupacional, o câncer de colo retal é o segundo câncer com maior incidência no território nacional, e atinge tanto homens quanto mulheres. “Esses temas foram abordados por causa do Novembro Azul, e também pelo dia 27 de novembro,  que é o dia mundial de combate ao câncer”.

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*