Novo mutirão do Cadastro Único será no CRAS Industrial

Foto: Carlos Poly
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Novo mutirão do Cadastro Único será no CRAS Industrial
Foto: Carlos Poly

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), junto da Prefeitura de Araucária, realizará um novo Mutirão nos dias 12 e 13 de abril, das 8h às 17 horas, para novos cadastros e atualização de dados do Cadastro Único (CadÚnico), no CRAS Industrial, localizado na rua Gralha-Azul, bairro Capela Velha. O atendimento no mutirão será por ordem de chegada. De acordo com A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), esses atendimentos estão relacionados a um grupo de cerca de 950 pessoas envolvidas. Os beneficiários de programas sociais precisam manter os dados do Cadastro Único atualizados.

O Cadastro Único é a “porta de entrada” para vários programas sociais. As pessoas inscritas no Programa Bolsa Família, na tarifa social de água e da Copel, no Programa do Leite, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) são alguns dos exemplos que devem sempre manter o cadastro atualizado. Quem não tem os dados atualizados pode ter o benefício bloqueado. Quem já atualizou recentemente não precisa se preocupar.

Segundo a SMAS, a atenção deve ser maior dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não estão inscritos no CadÚnico. O BPC é voltado para idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência (de qualquer idade) com renda por pessoa da família inferior a ¼ do salário mínimo atual ou renda familiar de até 3 salários mínimos. É comum o BPC ser confundido pelos beneficiados como uma aposentadoria ou pensão, mas, ao contrário destas, o BPC não tem a 13ª parcela.

CRAS Tupy

Entre novos cadastros e atualização de dados do Cadastro Único (CadÚnico), o Mutirão realizado nos dias 22 e 23 de março no CRAS Tupy teve 327 atendimentos.

Precisam atualizar os dados aqueles que estão com mais de dois anos que não atualizam as informações. Há também aqueles que tiveram alteração na composição da família (para mais ou menos pessoas), quem mudou de endereço/município nos últimos dois anos ou se as crianças mudaram de escola. Beneficiários da tarifa social da Copel precisam atualizar os dados do Cadastro Único todo ano. Para a atualização de dados durante o mutirão é necessário retirar um encaminhamento no CRAS mais próximo da residência.

No dia do mutirão, devem ser apresentados para cadastro e atualização do CadÚnico os documentos originais de todas as pessoas que moram na casa: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento;  CPF; Carteira de Identidade (RG); Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); Carteira de Trabalho; ou Título de Eleitor.

Texto: Prefeitura Municipal de Araucária

Compartilhar
PUBLICIDADE