Home / Notícias / Geral / Obras da Sanepar deixam o povo sem água

Obras da Sanepar deixam o povo sem água


Toda obra provoca transtornos, mas a população deve ter paciência, principalmente se for para trazer melhorias. Foto: Everson Santos

 

Nos últimos dias, grande parte da população de Araucária está sendo obrigada a lidar com a falta de água, que deve permanecer até esta quinta-feira, 31 de janeiro. São muitas as reclamações dos moradores, mas o desabastecimento temporário é por uma boa causa: a Sanepar está executando uma série de obras no Centro e nos bairros, visando melhorar o sistema de abastecimento no Município. Segundo a empresa, os serviços que ocorrem em trechos da Avenida Victor do Amaral são referentes a substituição de rede na Avenida Manoel Ribas, o que exigiu o fechamento na distribuição de água em grande área da região central. Esclarece ainda que a falta de água é temporária e só atinge os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A recomendação é de que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, para garantir o abastecimento por 24 horas, no mínimo.

Os serviços trarão melhorias no Sistema do Passaúna, onde foram feitas obras para manutenção elétrica na entrada de energia da Estação de Tratamento de Água. Nesse processo, 18 bairros foram afetados, alguns ainda sem água, mas a previsão de retomada gradativa do abastecimento é até a noite desta quinta-feira, 31 de janeiro.

A Sanepar está investindo mais de R$ 6 milhões em obras de melhorias no sistema de abastecimento Passaúna, que fornece água para mais de 800 mil pessoas de Curitiba e Região Metropolitana. As obras tiveram início em abril de 2018 e agora entram numa nova fase, que está exigindo redução temporária da produção de água, afetando o abastecimento de algumas regiões. A empresa recomenda que a população utilize água de maneira racional, evitando desperdícios. Mau tempo e outros fatores podem obrigar mudanças na data da realização das obras ou dos serviços programados.

As obras em execução no Passaúna estão previstas no Plano Diretor do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), que já definiu quais obras de saneamento deverão ser implantadas em um horizonte até 2040 para garantir saúde e qualidade de vida à população, com fornecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto. Nos próximos anos, a previsão é de investimentos de R$ 500 milhões.

Para esclarecer possíveis dúvidas, o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Publicado na edição 1148 – 31/01/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*