Obras nos cemitérios seguem em ritmo acelerado

Obras incluem várias melhorias nos dois cemitérios da cidade
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Obras nos cemitérios seguem em ritmo acelerado
Obras incluem várias melhorias nos dois cemitérios da cidade

 

Os cemitérios Independência e Central, em Araucária, estão passando por uma série de reformas. As obras de ampliação e revitalização, que vão consumir um investimento aproximado de R$ 1 milhão, iniciaram na segunda quinzena de setembro e a previsão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA é concluir pelo menos 70% dos serviços até o dia de Finados, 2 de novembro. Entre todas as intervenções que estão sendo feitas, a construção de túmulos verticais no Cemitério Central. “É um cemitério diferente dos convencionais, os corpos são sepultados em gavetas, uma em cima da outra. É um cemitério ecológico, não polui o meio ambiente. Os corpos são guardados e vão se decompondo sem a saída de necrochorume, que polui o meio ambiente”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Victor Cantador.

Segundo ele, com este novo modelo serão abertas mais 712 vagas no Cemitério Central, que já estava com sua capacidade quase esgotada. Ainda no Central, a SMMA está ampliando uma das capelas, que terá capacidade para receber mais pessoas, e revitalizando a outra. O local também está recebendo um calçamento novo com trechos antiderrapantes, um cruzeiro (local onde se acendem as velas), telhado, pintura dos muros, entre outras benfeitorias.

No Independência, cuja construção é de 1985, as reformas são ainda mais amplas. As duas capelas estão sendo ampliadas e terão piso de porcelanato, mobiliário e paramentos novos e cozinhas equipadas com geladeiras e fogões, na entrada do cemitério o toldo será substituído por um de policarbonato, garantindo cobertura tanto na área da frente como na lateral e nos fundos, e o piso será de cerâmica. Pintura externa e interna, revitalização do jardim, pintura dos muros, calçamento na área dos túmulos, nova via de acesso para circulação de veículos para atender as pessoas com restrições de mobilidade, também estão entre os serviços. “Temos planos de melhorar a segurança nos dois cemitérios, talvez com a instalação de câmeras, mas isso ainda está em estudos”, comentou Victor.

Inadimplência

O secretário do Meio Ambiente afirma que a Prefeitura também está adequando as taxas pagas pelas famílias e executando um trabalho de cobrança, já que os índices de inadimplência são altos. “No Cemitério Independência a inadimplência chega a 70% e no Central em torno de 40%. Nesses últimos dias, em função do problema ocorrido com uma família no Cemitério Independência, muitas pessoas estão correndo para colocar as taxas em dia”, observou Victor.

Ele explicou que o Código de Obras e Posturas do Município (lei nº 2159/2010) trata, nos artigos 325 a 329, especificamente sobre as sepulturas em estado de abandono. Os artigos destacam a obrigação dos concessionários (quem adquire o direito a usar o túmulo para a sua família) em realizar a limpeza, conservação e reparo.

A Prefeitura pode notificar o responsável, dentro de um prazo estipulado, a realizar o serviço necessário. Em caso de descumprimento, o artigo 329 prevê que o túmulo pode voltar a ser de posse da Prefeitura, que pode retirar os restos mortais nele contidos e destiná-los ao ossário.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE