ONG Um Lugar ao Sol e CUFA promovem ação social no Tatuquara

ONG Um Lugar ao Sol e CUFA promovem ação social no Tatuquara
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
ONG Um Lugar ao Sol e CUFA promovem ação social no Tatuquara
Voluntários levaram várias ações e serviços para a comunidade

 

As instituições CUFA – Central Única das Favelas – e a ONG Um Lugar ao Sol organizaram no último sábado, 18 de novembro, no Colégio Estadual Guilherme A. Maranhão, no bairro Tatuquara, o Festival Favela + Ação Social, com o intuito de integrar socialmente crianças, jovens, adultos e idosos em diversas atividades gratuitas à sociedade. O evento teve como base o mês da Consciência Negra e contou com a ajuda de diversos voluntários colaborando nos serviços oferecidos, entre eles muitos araucarienses. O Jornal O Popular do Paraná e a loja RA Fantasias também apoiaram a ação.

A presidente da ONG, Bianca Baldini, comentou que há cerca de 5 anos ações como esta vem sendo desenvolvidas na região. “A instituição existe há 10 anos, mas antes promovia eventos em toda a cidade de forma sazonal. Nos últimos anos, decidimos somar nossas forças para desenvolver um trabalho neste bairro, que, por sua vez, também apresenta carência em várias áreas”, comentou.

Apesar da chuva no sábado, os serviços foram ofertados no colégio. Entre eles, houve corte de cabelo e quick massage com um grupo do Seduc Intec, doação de roupas, orientação jurídica com profissionais do escritório de advocacia Engel e Rubel, orientação odontológica com alunas de Odontologia da Universidade Tuiuti do Paraná, oficina de dança, jiu jitsu, esmaltação de unhas, camarim infantil, grupos com orientação psicológica, reparos de eletrodomésticos, yoga, distribuição de pipoca e algodão doce, orientação sobre DST’s e HIV com alunos da instituição de ensino Menna Barreto, oficina de mandala e diversas palestras. “Agradecemos a todos os parceiros e voluntários que estiveram conosco nessa ação e fizeram a diferença”, ressaltou Bianca.

No stand em que aconteceu a orientação de DST’s, HIV, hepatite, cuidados de enfermagem e distribuição de preservativos, uma das voluntárias comentou que é gratificante fazer parte deste tipo de evento. “Já participei outras vezes e continuarei participando sempre que eu puder. Termino o dia com a sensação de dever cumprido”, disse Adrielle Guimarães, da Menna Barreto.

Já no espaço em que houve a orientação odontológica, a voluntária e aluna da UTP, Laura Lima, comentou sobre os serviços que estavam sendo oferecidos. “O objetivo é levar conhecimento em relação à manutenção bucal, orientações de higiene e até mesmo de câncer bucal. Realizamos ainda dinâmicas com as crianças sobre a escovação correta”, explicou. Outra aluna comentou que o fato de doar o tempo em uma causa como esta é uma grande realização pessoal. “Fico feliz em poder ajudar outras pessoas com o conhecimento que venho adquirindo”, ressaltou.

A empresa Combina Com Tudo também esteve presente na ação e doou kits com camisetas e copos com a logomarca do evento. “Levamos a máquina para a personalização de logos e vendemos pelo preço de custo. O valor arrecadado será doado posteriormente à CUFA”, afirmou o sócio proprietário, Marcelo Collere.

A coordenadora do Seduc Intec, Camila Ramponi, contou que participaram como voluntários da ação aproximadamente 20 alunos realizando massagens e cerca de 12 alunos de cabeleireiro e barbeiro. “Sempre estamos envolvidos neste tipo de evento, esta é a terceira ação em parceria com a ONG. Atividades assim são motivadoras, pois, além de levar benefícios à comunidade, em contrapartida vem a prática para os alunos”, enfatizou, complementando que ações sociais enriquecem e afloram o lado humano, ampliando horizontes.

Quanto às palestras, lideranças importantes estiveram presentes. Diva Guimarães, por exemplo, comentou seu depoimento que emocionou participantes, entre o ator Lázaro Ramos, na FLIP 2017. Ainda, grafiteiros marcaram presença na ação que também contou com uma competição de break e skate.

 

Foto: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE