Paciente contraiu dengue em Araucária

A Prefeitura pede a todos os moradores que reforcem os cuidados para prevenção da doença na cidade
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Prefeitura pede a todos os moradores que reforcem os cuidados para prevenção da doença na cidade
A Prefeitura pede a todos os moradores que reforcem os cuidados para prevenção da doença na cidade

Depois de registrar alguns casos de pacientes com dengue que contraíram a doença em outras regiões e apresentaram apenas os sintomas por aqui, o que era temido aconteceu. De acordo com a Secreta­ria Municipal de Saúde (SMSA), foi confirmado esta semana um caso autóctone de dengue em Arau­cária, ou seja, contraído dentro do município.

O paciente é morador do bairro Fazenda Velha, no entanto, a equipe de controle vetorial da cidade não localizou focos dos insetos vetores nessa região. “Foram localizadas apenas larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus no Califórnia, Industrial e Thomaz Coelho, em criadouros localizados em estabelecimentos comerciais e residências”, informa a secretaria.

Por isso, pede à po­pulação que mantenha os cuidados para prevenir o problema ao evitar o acúmulo de água parada a céu aberto, além de manter recipientes sempre tampados e em espaços adequados. “Lembrando que pneus, caixas d’água, calhas, vasos de flores, garrafas, cisternas e piscinas merecem atenção redobrada nesse sentido”, pontua.

Além disso, a SMSA tem intensificado as pesquisas rea­lizadas por agentes de endemias desde janeiro para localizar criadouros de Aedes Aegypti e Aedes Albopictus e, com ajuda dos agentes comunitários, orientado a população. “Então, se algum agente comunitário de saúde ou de combate a endemias pedir para verificar a existência de larvas do mosquito em seu quintal, colabore. E, se na sua região e­xistir algum terreno com condições que possam contribuir para a proliferação do mosquito, denuncie para o Disque Dengue pelo telefone 0800 643 3005”, pede.

Casos no Paraná

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, entre a primeira semana de agosto de 2014 até junho deste ano, foram identificados 84.709 casos suspeitos de dengue no estado, com confirmação de 29.188. Ao todo, foram 300 municípios com casos confirmados, sendo 247 de casos autóctones.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: Carlos Poly / SMCS

Compartilhar
PUBLICIDADE