Pais reclamam por não terem a opção de escolher em qual escola filho será matriculado

Foto: Everson Santos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Crianças que saem do Cmei e vão para o primeiro ano são matriculadas em escola  escolhida pela SMED e não mais a de preferência dos pais
Crianças que saem do Cmei e vão para o primeiro ano são matriculadas em escola
escolhida pela SMED e não mais a de preferência dos pais

Até o ano passado, quando as crianças saiam do Cmei para entrar no primeiro ano da escola, os pais tinham como escolher para qual escola do Município o filho seria matriculado. Acontece que neste ano a regra mudou e está causando certo estranhamento e repulsa por parte de alguns pais.

Uma mãe que mora na região central de Araucária recebeu uma cartinha na agenda do filho informando para qual escola ele será encaminhado na transição para o ensino fundamental. Segundo a mãe, eles moram entre a Escola Municipal Archelau de Almeida Torres e a Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka. Ela prefere que o filho seja matriculado na Archelau, contudo ele foi previamente encaminhado, pela Secretaria de Educação (SMED) para o Werka. “Quem deve escolher para qual escola o filho vai somos nós, os pais, e não a SMED”, comentou.

Ainda, de acordo com a mãe, se mesmo com a matrícula já feita, a escola determinada não for de preferência dos pais, é necessário que um responsável realize nova matrícula e vá até a Secretaria no dia 03 de novembro solicitar a transferência. “Minha preocupação é que tenha uma fila muito extensa para a Archelau e que não tenha mais vaga. Ou, então, que ele seja chamado só na metade do ano, como a gente sabe que acontece muito. Isso mudaria totalmente a rotina do meu filho e o primeiro ano é muito importante na vida das crianças. Imagina ter que tirá-lo de uma escola na metade do ano?!”, questionou. Para ela, a SMED, em vez de agilizar está dificultando a vida dos pais e deixando o processo mais lento. “Tenho certeza que no dia 03 vai ter muito pai e mãe na Secretaria pedindo a transferência de matrícula dos filhos”, disse.

Em resposta a situação, a SMED afirmou que “as cartas matrículas foram emitidas de acordo com o endereço de cada criança, por isso é importante que os pais mantenham os dados atualizados junto às unidades”. Assim, o sistema direcionou cada criança à escola mais próxima de sua casa.

Sobre as transferências de unidade escolar, a Secretaria confirmou a informação de que elas poderão ser feitas a partir do dia 03 de novembro, mas não só pessoalmente na sede da SMED, como também pelo site da Prefeitura no link “Central de Vagas”.

Texto: Rafaela Carvalho / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE