Palestra reuniu mais de 100 pessoas

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

No sábado, 16 de dezembro, aconteceu na Câmara de Araucária, a palestra sobre o tema “Suicídio – Não espere ele entrar por sua porta”, com o psicólogo Marlon Reikdal, contando com a presença de mais de 100 pessoas. A abordagem foi simples e acessível. Muito além de tratar de estatísticas ou possíveis causas do suicídio, a fala foi direcionada ao que pode ser feito para evitar que o suicídio aconteça.

Marlon abordou que o comportamento suicida é reflexo de uma sociedade doente, que deve urgentemente ser medicada. Falar sobre essa doença tão grave é o primeiro passo, surgindo assim a necessidade de diferentes espaços de diálogo. Ressaltou que o tema exige cuidados, de maneira que sempre se enfatize a preservação da vida, visto que quando se relata ou divulga a forma que um suicídio ocorreu, acaba funcionando como um incentivo para que ocorram novos casos. Desta forma, chamou a atenção para o papel dos jornais, das redes sociais e outras mídias.

Ainda na palestra foram repassadas dicas para as pessoas se tornarem agentes de prevenção. Apure seu olhar aos que estão próximos. Fique atento a mudanças de comportamento que podem denunciar que algo não vai bem; saia de si mesmo e esteja mais perto do outro; importe-se verdadeiramente; disponha-se a ouvir; esteja mais presente na vida de seus filhos e familiares; participe e envolva as pessoas em crenças religiosas, culturais e étnicas; acolha carinhosamente as pessoas doentes e com depressão.

“Devemos colocar em prática essas pequenas atitudes, ampliando e fortalecendo laços afetivos com as pessoas. O suicídio dá sinais. Que possamos estar preparados para compreendê-los antes que ele bata à nossa porta”, comentou o psicólogo.

Compartilhar
PUBLICIDADE