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Parceria garante capacitação de professores, internet e TV por assinatura nas escolas


Solenidade na Câmara de Vereadores marcou o lançamento do programa. Foto: Carlos Poly

 

A parceria entre a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Instituto NET Claro Embratel para capacitação de professores, fornecimento gratuito de banda larga e TV por assinatura a unidades educacionais municipais foi formalizada durante solenidade realizada nesta segunda-feira, 24 de setembro, na Câmara de Vereadores. O Programa Educonex@o conta com o apoio do Instituto Crescer e incentivará o uso de novas tecnologias no processo de aprendizagem em sala de aula.

A iniciativa prevê a doação de dois pontos de internet banda larga e dois pontos de TV por assinatura para 22 unidades educacionais (escolas da rede municipal e Centros Municipais de Educação Infantil) de áreas cabeadas pela rede da NET. Representantes dessas unidades educacionais prestigiaram a solenidade. O evento contou ainda com a apresentação da Banda Municipal de Araucária.

O secretário municipal de Educação Henrique Theobald, disse que a parceria não trará ônus para o município e ainda proporcionará internet e TV por assinatura para utilização pedagógica nesses locais. Para o gerente da Claro Brasil, Luiz Santamaria, “a parceria com a Secretaria Municipal de Educação foi fundamental para a concretização do Educonex@o, o que dará a oportunidade para os professores ampliarem seu repertório educacional”.

O Educonex@o é embasado nos quatro pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A diretora técnica do Instituto Crescer, Luciana Allan, conversou com o público sobre educação contemporânea, o uso de tecnologias na escola e a necessidade de se repensar o trabalho que é feito em sala de aula, com intuito de melhorar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Formação

O curso voltado para os educadores será realizado em quatro encontros presenciais de oito horas e prevê interações à distância. Ao longo do curso, mais de 64 professores terão a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias digitais em práticas pedagógicas, incluindo práticas colaborativas e por projetos, além de trabalho com vídeos e jogos em sala de aula, por exemplo, totalizando uma carga horária de 80 horas (32h presenciais, 4h de palestras e 44h de interações online).

Texto: Maurenn Bernardo com Assessoria

Publicado na edição 1132 – 27/09/18

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