Pinheiro seco é ameaça no jardim Arvoredo

Moradores devem reclamar o corte da árvore na SMMA
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Moradores devem reclamar o corte da árvore na SMMA
Moradores devem reclamar o corte da árvore na SMMA

Uma araucária seca, que ameaça cair, tem preocupado moradores do jardim Arvoredo. A árvore teve todos os galhos podados, ficou apenas no tronco, mas ao invés de brotar novamente, acabou secando. Nos arredores do pi­nheiro existem muitas casas e é justamente por isso que os moradores estão preocupados, pois o tronco seco pode cair com um vento muito forte e atingir alguma família.

“Tem uma história que o povo conta que quanto mais alto o pinheiro, mais bonito será o tombo, mas aqui no Arvoredo com certeza a história será diferente, pois se ventar forte, o pinheiro pode cair a qualquer momento e destruir os barracos que estão no seu cami­nho. Os moradores estão correndo grande perigo e antes que uma tragédia aconteça, a Prefeitura bem que poderia cortar a árvore”, disse Otaviano Messias, mais conhecido como Nhô Peteco.

Ele, que já foi convidado para declamar poesias em outras cidades sobre natureza, disse que viu alguns exemplos que poderiam ser seguidos aqui em Araucária. “Estive em Nova Fátima recentemente e lá, quem pregar uma ripa numa árvore, tem contas pra a­certar com a Prefeitura. Imagine matar ou deixar morrer um pi­nheiro araucária”, comentou.

Sobre o caso, a Prefeitura orientou os proprietários dos imóveis a procurarem o Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) munidos de documentos pessoais (CPF, RG) e comprovante de endereço; e também documentos do imóvel (número de matrícula atualizada e IPTU). Com essa documentação a secretaria dará entrada no Processo de Anuência Prévia que deve ser entregue ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Somente com autorização do IAP alguma medida pode ser tomada pela SMMA.

Texto: Maurenn Bernardo / FOTO: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE