PMA instalará 500 novos abrigos de ônibus na cidade

Foto; divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
PMA instalará 500 novos abrigos de ônibus na cidade
Estruturas dos abrigos estão no depósito, aguardando pela instalação. Foto: divulgação

 

Garantir mais conforto aos usuários que utilizam o transporte coletivo de Araucária é a proposta da Prefeitura Municipal, que pretende instalar 500 novos abrigos em pontos de embarque e desembarque, na área urbana da cidade. Os novos equipamentos são mais modernos e funcionais, com cobertura, assento e espaço para cadeirantes, e serão instalados no prazo de um ano. Mas a meta da atual administração é trocar todos os 750 abrigos existentes na área urbana até o final da gestão (incluindo a área rural o município possui 1070 pontos de parada).

Segundo Wilmer Jacó da Silva, superintendente do Transporte Coletivo de Araucária, os 500 equipamentos foram licitados e 150 já estão empenhados, para que até o final do corrente ano, pelo menos 100 abrigos sejam trocados, inclusive 50 destes, já estão com a base pronta e deverão ser colocados nos próximos dias. “O padrão dos novos abrigos foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, com exceção de 20, que são gerenciados pela Comec e seguem o modelo definido pelo próprio órgão. A distância entre as paradas, conforme estatísticas, deverá oscilar entre 250 a 300 metros, bem inferior ao que geralmente é utilizado por outras cidades, o que vai garantir mais comodidade aos usuários”, explica. O superintendente salientou que nos locais onde há maior demanda de passageiros, os abrigos serão duplos ou triplos, para garantir que todas as pessoas fiquem acomodadas enquanto aguardam o coletivo.

Os abrigos estão em fase de implantação, recebendo as bases de concreto. Somente quando esta base estiver seca é que as estruturas serão colocadas, por isso, é importante que as pessoas tomem cuidado ao passar por estes locais, devido à presença de alguns obstáculos.

Recursos

O custo total previsto para a troca dos 500 equipamentos de ônibus é de R$ 3.731.880,00, com valor unitário de R$ 7.463,76. Os recursos são provenientes do próprio Município.

Publicado na edição 11472 – 06/12/18

Compartilhar
PUBLICIDADE