PMA prepara PSS para contratar mais médicos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Entre as medidas anunciadas pelo prefeito Rui Alves de Souza no dia 17 de agosto, no chamado “pacotaço da moralidade”, está a contratação imediata de mais médicos para reforçar o atendimento à saúde dos araucarienses. Perto de completar um mês desde que a medida foi anunciada e não cumprida, a população começa a cobrar resultados. No decorrer desta semana, alguns leitores entraram em contato com a redação de O Popular, questionando quantos profissionais já foram contratados, e para quais unidades foram designados, isso porque o atendimento continua deficitário.

Uma destas pessoas comentou que as filas de espera nos posti­nhos não diminuíram, isso porque não tem médicos suficientes para atender o grande número de pacientes. “Onde estão as mudanças prometidas? O povo não quer mais saber de promessas, quer ver a coisa acontecer”, denunciou.

Também insatisfeito com a situação da saúde no município, outra pessoa disse que ainda não percebeu nenhuma mudança no atendimento. “Levei minha filha no Pronto Atendimento Infantil esta semana e fiquei quase uma hora aguardando ser atendido. Mas enquanto estava lá, ouvi de outros pacientes que a demora no atendimento era maior do que uma hora. E daí eu pergunto: Cadê os médicos?”, reclamou.

Questão de tempo

A Prefeitura explicou que está sendo preparado um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de aproximadamente 200 profissionais para a área da saúde, sendo 80 médicos. Em seguida, serão iniciados os preparativos para a realização de concurso público para contratação efetiva de profissionais para os serviços de saúde.

Ainda de acordo com a Prefeitura, essa contratação acontece por determinação judicial, já que o município encontra-se acima do índice permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e não poderia contratar sem a anuência do judiciário.

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE