Pontes metálicas começam a ser revitalizadas

Madeiramento antigo já está sendo retirado e em breve a ponte receberá material novo
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Pontes metálicas começam a ser revitalizadas
Madeiramento antigo já está sendo retirado e em breve a ponte receberá material novo

 

As pontes metálicas sobre o Rio Iguaçu, localizadas no prolongamento da Rua Benjamin Constant, no Centro, consideradas um importante patrimônio histórico de Araucária, estão passando por uma nova revitalização. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), já iniciou a reforma, que prevê a troca do tabuleiro de madeira. Não era de hoje que as pontes estavam em situação precária, colocando em risco a segurança de quem circulava por lá. A necessidade de uma intervenção era urgente.

Os dois lados da ponte foram interditados há cerca de 15 dias e o madeiramento velho já começou a ser retirado. Segundo a SMMA, serão utilizadas madeiras tratadas, de primeira qualidade, e maior durabilidade.

Os recursos são provenientes da própria secretaria, no valor de R$ 280 mil, e a empresa vencedora da licitação, que está executando os serviços, foi a TGDR Construtora de Obras Ltda, com previsão de conclusão para quatro meses. Em função dos transtornos causados pela obra, os motoristas devem desviar o trajeto para não perder a viagem.

Memória

No final do século XIX, o inglês Walter Joslin projetou uma ponte de madeira sobre o leito do Rio Iguaçu, e na mesma época também foi construída uma ponte seca, destinada a dar passagem a veículos puxados a cavalo por ocasião de enchentes menores. Depois de mais de três décadas, a ponte de madeira começou a apodrecer e em seu lugar, foi providenciada a construção de duas pontes metálicas. Entre 1912 e 1915, superestruturas metálicas foram importadas da Bélgica sendo transportadas via marítima até o Porto de Paranaguá, e via férrea até Araucária.

Da estação Araucária as estruturas foram puxadas por carroças até as margens do Rio Iguaçu. As duas pontes foram exclusivas por aproximadamente 50 anos, até que em 1966 todo o movimento foi direcionado à outra ponte de concreto no atual traçado da rodovia. As pontes metálicas foram tombadas pelo Decreto Municipal n° 2.580/81.

Foto: Everson Santos

Publicado na edição 1125 – 09/08/18

 

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