População ainda encontra dificuldade para fazer o RG | O Popular do Paraná
Home / Notícias / Geral / População ainda encontra dificuldade para fazer o RG

População ainda encontra dificuldade para fazer o RG

Instituto de Identificação estuda medidas para acabar com a longa espera

 

As reclamações dos araucarienses com relação a demora para agendar horários para emissão do documento de Identidade tem sido cada vez mais frequentes, mesmo após o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), órgão ligado ao Departamento de Polícia Civil, ter implantado algumas mudanças para tentar atender a população com mais agilidade.

Segundo o Instituto, esse aumento na procura pelo documento vem acontecendo porque antigamente o cidadão ficava uma vida toda com um RG, mas atualmente, órgãos públicos e entidades privadas pedem RGs atualizados, mesmo sem existir um prazo de validade. Para matrícula escolar, emissão de passaportes, recadastramento da aposentadoria também são exigidos o documento atualizado”. Em Araucária, por exemplo, o posto do IIPR atende em média 30 pessoas por dia.

Soluções
O Instituto reconhece o problema, mas afirma que está trabalhando constantemente para buscar uma solução. Uma das medidas já implantadas é o desmembramento de horários de agendamento disponíveis pelo site do IIPR – principal reclamação das pessoas. Com isso, apenas moradores de Curitiba terão acesso à plataforma a partir das 9h. Para a região metropolitana, Litoral e o interior, o agendamento fica disponível a partir das 14h.
Outra medida é a organização e participação em eventos públicos e mutirões – ocasiões em que são confeccionados dezenas e milhares de RGs. Segundo o órgão, os mutirões são solicitados pelo Estado e Prefeitura, e o IIPR participa com apoio.

Ainda em tramitação interna existem outros três projetos, entre eles, a abertura de concurso público, a contratação de funcionários terceirizados e uma solicitação de convênio junto às prefeituras – para que os documentos sejam feitos nas ruas das cidadanias, está última já implantada na capital. Também está em andamento na Secretaria de Estado da Segurança Pública uma parceria que deverá ser firmada entre o IIPR e os cartórios, para emissão de RG.

 

Foto: Everson Santos

Publicado na edição 1112 – 10/05/2018

Sobre Redação

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*