Povão mete a boca nas obras que sujam as ruas

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Moradores de vários bairros de Araucária estão descontentes com a sujeira deixada por algumas obras particulares que estão sendo realizadas na cidade. Eles alegam que vem sofrendo com alguns incômodos que acabam sendo gerados por estas sujeiras, entre eles a dificuldade para caminhar pela rua, a poeira em dias de calor e o barro em dias de chuva.

“Na avenida Manoel Ribas tem algumas obras acontecendo e elas estão deixando o asfalto completamente sujo. Não somos contra as obras, pois ficamos felizes com o progresso que elas trazem ao bairro, porém as máquinas levantam nuvens de poeira. Pior é quando chove, a via fica virada num lamaçal. Acho que a empreiteira deveria limpar a rua no final de cada dia de trabalho”, reclamou uma moradora.

“Aqui perto de casa a rua ficou completamente suja e quase intransitável, de tanta terra espalhada pela via. Algumas empresas fazem do bairro um canteiro de obras, quebra as calçadas, sujam a propriedade dos outros e não estão nem aí. Alguma coisa precisa ser feita”, falou outro morador. Os denunciantes pedem para os órgãos responsáveis tomarem as providências necessárias para resolver estes problemas.

Conforme a Prefeitura, para que haja a fiscalização destas obras, é necessário que o denunciante ligue para a Secretaria de Urbanismo e faça uma denúncia no fone 3614-1443. Uma equipe irá até o local verificar o caso e definir a qual secretaria compete a resolução do caso. Se for atribuição da SMUR, é emitida a notificação para a empresa ou proprietário para que regularizem a situação.

Campanha

De qualquer maneira, a Prefeitura informou que está reestruturando o serviço de coleta de entulhos e orientando os moradores sobre as mudanças. Com relação aos geradores de resíduos de construção, os mesmos deverão dar o destino adequado aos materiais. Para isso, as secretarias de Meio Ambiente e de Urbanismo estabe­leceram que, para construções acima de 300m², é necessário que o responsável apresente um projeto de gerenciamento. Na prática, o responsável precisa comprovar que deu um destino adequado aos resíduos para só então receber o alvará da obra.

Compartilhar
PUBLICIDADE