Povão não só pode como deve marcar presença na 14ª Conferência de Saúde

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A população tem um poder enorme nas mãos para ajudar a construir um sistema de saúde que realmente atenda suas necessidades. E os conselhos e conferências são excelentes ferramentas para que a comunidade participe, aponte suas demandas e aponte soluções. Os araucarienses terão essa oportunidade nas mãos durante a 14ª Conferência Municipal de Saúde e eleições do Conselho, que acontecem no sábado, 14 de abril, a partir das 7h30, na Câmara de Vereadores.

A conferência é aberta a profissionais da Saúde, membros de associações comunitárias e sindicatos, pessoas atuantes na comunidade e usuários do SUS. E quem deseja disputar uma vaga para o Conselho tem até esta sexta-feira, dia 6, no horário das 13h30 às 17h para se inscrever, na sede do Conselho Municipal de Saúde de Araucária – Comusar, que fica na Rua Pedro Druszcz, s/n, em frente à loja Havan. Mais informações pelo fone 3614 -7722.

O atual presidente do Comusar, Jair Lopes, destacou que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da conferência e da eleição e para o desenvolvimento dos trabalhos do Conselho. “Os usuários do SUS são o fundamento da existência do mesmo, e participar ativamente da vida do SUS e do Conselho é um ‘direito dever’. Nós todos somos responsáveis para que o sistema funcione corretamente, participando, fiscalizando, cobrando, mas também colaborando, entendendo como o SUS funciona, sendo participativos nas reuniões dos conselhos locais de saúde, espalhados por toda a Araucária, enfim um SUS gratuito, de qualidade, a partir de servidores públicos motivados, é um direito nosso como cidadão, no entanto, precisamos sempre continuar lutando juntos por isso. Que todos vistam a camisa do SUS, que é sim mantido com o suor de cada brasileiro e brasileira”, argumentou Jair.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto de Andrade, compartilha da mesma opinião e afirma que a população e as entidades organizadas estão convocadas a participar do debate, isso porque o movimento popular tem muita importância dentro das decisões que serão tomadas. “A sociedade organizada tem o poder de fiscalizar as diretrizes dos serviços de saúde, e exerce um papel importante dentro do Conselho de Saúde, por isso é feito este apelo para que participem. A população não tem o costume de participar, mas é importante ressaltar que todo o planejamento do sistema de saúde é aprovado dentro do Conselho, e quando o povo não participa das discussões, elas deixam de ser voltadas à saúde e passam a ser políticas”, argumentou o secretário.

 

Publicado na edição 1107 – 05/04/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE