Povão protesta contra mudança de horários nas unidades de saúde

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

c2ce03cd-3f93-4e0c-9a56-452a16db42d3
A portaria publicada esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), mudando o horário de funcionamento das unidades saúde, não agradou a população. Na manhã desta sexta-feira, 8 de julho, um grupo de usuários fez um protesto em frente à unidade do jardim Industrial.

Os manifestantes estavam indignados. Se não bastasse o horário de fechamento ter sido reduzido das 20 horas para às 17 horas, a referida unidade também suspendeu a coleta de exames laboratoriais.

Sobre as mudanças, a Prefeitura de Araucária esclareceu que a saída de médicos plantonistas/horistas das unidades básicas de saúde do município deve-se ao cumprimento de uma decisão legal do Ministério Público, não cabendo a administração outra medida fora acatar a determinação.

Pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), devido a brusca queda de arrecadação dos cofres públicos, o município também teve que reduzir os gastos com horas-extras e isso, infelizmente, já tem impacto em todas as áreas da administração, inclusive na Saúde.

A Prefeitura já está buscando autorização junto à Justiça para contratação de novos médicos por meio de Processo Simples Simplificado (PSS) e, desta forma, assegurar o bom atendimento à população.

A Prefeitura também aproveitou a ocasião dos protestos para lamentar a politização dos fatos por meio de sindicatos descompromissados com o bem-estar da população, assim como de figuras políticas locais que tentam tirar proveito de um momento de dificuldades. “A população de Araucária terá o serviço de saúde assegurado, como sempre teve e todos os esforços estão sendo feitos para que novas medidas que beneficiem a população sejam adotadas. O momento é de crise financeira em todo o país e Araucária também sofre os efeitos desta dura realidade”, justificou.


Texto: Maurenn Bernardo / FOTOS: MARCO CHARNESKI

Compartilhar
PUBLICIDADE