Povo reclama de atendimento na saúde

Para conseguir alguns medicamentos é preciso abrir um processo
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Povo reclama de atendimento na saúde
Para conseguir alguns medicamentos é preciso abrir um processo

 

Moradores de Araucária reclamam dos problemas encontrados no sistema público municipal de saúde. Na lista constam a demora no agendamento de consultas e a burocracia na aquisição de medicamentos da farmácia central do município. A primeira situação foi denunciada pela moradora Vanice, do Campina da Barra, que alega estar tendo dificuldades para marcar consultas na unidade de saúde do seu bairro.

“Desde que mudou a gestão na Prefeitura as coisas pioraram, agora para marcar você demora mais de um mês. Já fui quatro vezes tentar agendar uma consulta com um dentista e não consegui, antes era muito rápido. Nunca consigo senha e esses dias acebei ficando um pouco mais na unidade, mesmo não conseguindo senha, e observei que quando faziam a chamada, muitas pessoas não estavam mais lá, isso é falta de organização. Fui novamente em outro dia e depois de um tempo, quando já havia mais de 10 pessoas na fila, avisaram que o dentista não tinha ido, e nem remarcaram as consultas”, comentou. A usuária conta que já registrou reclamação na Ouvidoria e na Secretaria de Saúde e até agora nada foi feito.

Sobre a reclamação da usuária, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a UBSF Tupy atende em média 800 pessoas/mês e que no momento os atendimentos foram reduzidos porque um dentista está em período de licença-prêmio. Enquanto isso, outro cirurgião dentista vai até a unidade para dar apoio nos atendimentos e prioriza urgências odontológicas, atendimentos de crianças, gestantes, idosos e pacientes com necessidades especiais. Existem dias específicos para triagem de odontologia nessa unidade e os pacientes são orientados sobre esse fluxo.

Para melhorar o atendimento, a Prefeitura planeja realizar um concurso para reposição do quadro de pessoal já para 2018. A Secretaria de Saúde segue as diretrizes do SUS, ressaltando o princípio da equidade, e nesta gestão, foi implantado o atendimento por classificação de risco biológico e social, principalmente primando pela humanização no atendimento.

Medicamentos

A situação dos medicamentos foi denunciada pela usuária Gislaine, que teve problemas após consultar na Unidade de Pronto Atendimento – UPA e não conseguir a medicação através da farmácia da rede. Segundo ela, a burocracia para conseguir remédios é muito grande e nem sempre o paciente pode esperar por tanto tempo. “Na semana passada consultei na UPA, estava com estomatite e infecção na garganta e o médico receitou o antibiótico levofloxacino, que é fornecido pela farmácia central do CEMO. O problema é que para conseguir pegar o remédio eu teria que abrir um processo, que iria para auditoria, e depois de cerca de duas semanas eu conseguiria a medicação. Não pude esperar, tive que comprar na farmácia convencional porque minha garganta estava quase fechando e se eu não tomasse o antibiótico poderia se agravar. No meu caso consegui comprar, mas fico pensando nas pessoas que precisam urgente do remédio e não tem dinheiro, são obrigadas a esperar pelo processo de distribuição pela rede pública”, comentou.

Conforme explicou a Secretaria de Saúde, os medicamentos constantes na Relação Municipal de Medicamentos (que visam atender as doenças mais comuns da população) são oferecidos em todas as Unidades de Saúde do Município. São aproximadamente 350 itens oferecidos no elenco das UBS e na Farmácia Especial.

Como foi prescrito um medicamento não padronizado pelo Componente Básico da Assistência Farmacêutica, a usuária deveria ter se dirigido à Farmácia Especial, que atua no atendimento destes casos. As situações são avaliadas e, dependendo do caso (emergência), o usuário já recebe o medicamento.

Farmácia Especial

Para abrir um processo de aquisição de medicamentos não padronizados na Farmácia Especial é necessário apresentar os seguintes documentos: receita médica original e cópia; (somente receitas do SUS); cópia do Cartão Nacional de Saúde; cópia do RG, ou no caso menor de idade cópia da Certidão de Nascimento; cópia do comprovante de endereço atualizado – no nome do solicitante (caso menor de idade em nome dos pais) ou declaração da unidade de saúde de que o paciente é usuário; questionário técnico devidamente preenchido pelo médico que prescreveu o medicamento (com CID; histórico clínico e medicamentos já utilizados).

O horário de atendimento de 2ª a 6ª feira, das 07h30 às 14h30, e o telefone é 3614-1641. A possibilidade de aquisição será avaliada no prazo de 10 a 15 dias e os casos de emergência serão priorizados.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: divulgação

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