Prazo para declarar Imposto de Renda entra na reta final

Fique atento ao leão do imposto de renda. Foto: Marco Charneski
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Prazo para declarar Imposto de Renda entra na reta final
Fique atento ao leão do imposto de renda. Foto: Marco Charneski

 

Encerra na próxima terça-feira, 30 de abril, o prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019, e muitos contribuintes já estão apavorados, pois ainda não entregaram o documento à Receita Federal. Por conta disso, já são aguardadas possíveis dificuldades para os contribuintes nesses últimos dias de entrega, como falta de documentação e congestionamento no sistema para quem deixar a entrega para a última hora.

Para evitar esses problemas é preciso correr. Quem deixar para o dia 30, corre o risco de encontrar problemas como falta de documentos ou dados inconsistentes. Se não entregar a declaração, terá ainda que pagar a multa por atraso, que tem o valor mínimo de R$ 165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês.

Segundo o escritório VB Assessoria Contábil, a correria aumenta nesse período, e o maior problema está na falta de organização dos contribuintes. A dica, nesses casos, é entregar a declaração incompleta e depois fazer a retificação. “Ao contrário do que muitos acreditam, a entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a Malha Fina, no entanto, depois da entrega deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois, as chances serão maiores. O contribuinte também deve ficar atento às obrigações exigidas pela Receita Federal. Na reta final, sempre tem os atrasados que não conseguem juntar todos os documentos, por isso, acredito que ainda teremos muito trabalho até o prazo final”, explicou o escritório.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1160 – 25/04/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE