Procon Araucária orienta sobre cuidados nas compras de fim de ano

Coordenador Allan disse que o Procon está à disposição para esclarecer dúvidas
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Procon Araucária orienta sobre cuidados nas compras de fim de ano
Coordenador Allan disse que o Procon está à disposição para esclarecer dúvidas

 

Final de ano é a época do consumismo desenfreado, as pessoas ficam ansiosas em fazer suas compras e acabam deixando de lado alguns cuidados que deveriam ser essenciais nesse momento e são vítimas de golpes. Em Araucária, o Procon, que começou a atuar em maio deste ano, já registrou centenas de casos de pessoas que caíram nesses golpes. Diante disso, está orientando os consumidores a redobrarem os cuidados durante as compras, com intuito de evitar problemas. Entre as dicas está a pesquisa de preços e a análise sobre a reputação do estabelecimento comercial.

“Desde maio já registramos muitos casos de consumidores que foram vítimas de golpes em compras pela Internet, mas a boa notícia é que 95 % das situações foram resolvidas e apenas 5% encaminhadas para audiência”, destacou o coordenador do Procon local, Allan Kelvyn da Silva Wotcoski. Segundo ele, é importante que o Procon faça essa orientação porque nessa época é comum as pessoas comprarem por impulso. “Muitas vezes você entra em um site falso e não consegue identificar, mas é preciso ficar atento aos detalhes, porque a maioria permite que a fraude seja identificada. Também é muito importante que a pessoa que for lesada procure imediatamente o Procon, que está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas”, orienta.

Dicas

Ao fazer a compra, é importante vigiar a evolução do preço do produto interessado. É comum que o valor seja elevado antes da promoção para depois parecer que teve um grande desconto. Há sites que comparam preços e podem ajudar o consumidor nesta pesquisa.

Para compras via internet é importante se certificar de que o site da compra é realmente o do estabelecimento. Golpistas se aproveitam do período para coletar dados (incluindo senhas) e conseguir dinheiro por meio de páginas falsas muito parecidas com as reais. Por isso, é importante desconfiar daquela “promoção imperdível” que aparece em publicações de redes sociais; conferir bem se é real. O barato pode sair caro. Tirar “print” da página da compra é uma precaução caso seja necessário questionar depois. O print também pode ajudar nos casos em que a empresa não cumprir o prazo de entrega do produto.

Direitos

O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que “o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou em domicílio”.

As compras via internet também estão incluídas neste direito. O CDC (art. 26) prevê o direito a reclamar de danos e defeito de fabricação no prazo de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis; o prazo começa a contar a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.

Venda casada

O consumidor também não deve aceitar a chamada “venda casada” que, segundo o art. 39 do CDC, trata-se de condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço. A venda casada também ocorre quando, sem justa causa, a venda está condicionada à quantidade do produto.

A forma de pagamento também é importante para definir o grau de segurança da compra para o consumidor. O Procon Araucária explica que a compra via cartão de crédito é mais segura porque é mais fácil para realizar o estorno (retomar o valor pago em caso de problema). No caso de pagamento via boleto pode ser mais difícil recuperar o dinheiro pago.

Consumidor

O site consumidor.gov.br é uma ferramenta muito útil para o consumidor saber mais sobre as empresas e registrar reclamações. O serviço público voltado para solução alternativa de conflitos de consumo via internet possui dados como o histórico de reclamações registradas, índice de solução e satisfação dos clientes. É importante ressaltar que este site não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor. Para garantir seus direitos é fundamental que o consumidor exija e guarde a nota fiscal do produto ou serviço contratado.

Serviço

O Procon Araucária está situado à Rodovia do Xisto, nº 5815, bairro Sabiá, e atende das 8h às 14 horas. Mais informações: 0800-643 2834.

 

Foto:  Everson Santos

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