Professores paralisam atividades novamente

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Menos de um mês após retornarem de uma greve que iniciou no primeiro dia da volta às aulas (9 de fevereiro), os professores da rede estadual de ensino paralisaram as atividades novamente ontem, 27 de abril. Eles voltaram a ocupar Praça 19 de Dezembro, em protesto à votação do projeto de lei que promove mudanças no Regime Próprio de Previdência Social do Estado, a ParanáPrevidência. Os docentes cercaram o prédio da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), que agora está com uma grade de isolamento e protegido por milhares de policiais militares. Isso porque a previsão era de que a proposta do governo começasse a ser apreciada pelos deputados estaduais ainda ontem.

A decisão de retomar a greve, interrompida em março após 29 dias de paralisação, foi tomada na manhã de sábado, dia 25, em assembleia reali­zada em Londrina. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), mais de três mil professores participaram da assembleia. A categoria reivindica também o reajuste salarial de 13,01%.

Por conta da paralisação iniciada em fevereiro, o ano letivo começou com um mês de atraso nas escolas do Paraná. O protesto era contra as condições de ensino no estado e também contra o chamado “pacotaço” com projetos de lei que alteravam a ParanáPrevidência e outros benefícios do funcionalismo público estadual.

Com a retirada do projeto, os professores decidiram suspender a paralisação, mas mantiveram a categoria em estado de greve, que é retomada agora, quando o governo tenta aprovar uma nova versão do projeto com mudanças na ParanáPrevidência.

Compartilhar
PUBLICIDADE