Projeto Alvorecer forma mais uma turma de Gastronomia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Projeto Alvorecer forma mais uma turma de Gastronomia
Alunos preparam com cuidado todos os ingredientes do cardápio. Foto: Everson Santos

 

O projeto social Alvorecer 2, desenvolvido pela associação de moradores do Jardim Alvorada, formou mais uma turma do curso de Gastronomia. No encerramento, os 28 formandos foram desafiados a preparar um cardápio especial, com direito a entrada, prato principal e sobremesa, para ser degustado por um grupo de empresários locais e representantes da Prefeitura, na sede da APMI, onde a GERAR, mantenedora do projeto, realiza suas atividades. Os formandos foram divididos em dois grupos, o primeiro preparou o cardápio nesta quarta-feira, 21 de novembro, e o segundo fará a preparação na sexta-feira, 23.

O curso tem feito sucesso estre os moradores do Jardim Alvorada e bairro Thomaz Coelho, tanto que uma nova turma já está a caminho, e a lista de espera é grande. “O próximo curso deverá iniciar em janeiro. A meta da GERAR é totalizar cerca de sete turmas, e formar aproximadamente 180 alunos até o final do próximo ano”, comentou a presidente da associação de moradores, Maria Eunice Rodrigues Siqueira.
O Alvorecer, cujo objetivo é promover a qualificação profissional em gastronomia para jovens e adultos para que possam, posteriormente, ingressar no mercado de trabalho, tem o patrocínio da Petrobras.

Aprendizado pra vida

O formando Nathan Fonseca Cardozo,17 anos, é estudante e decidiu entrar no projeto por acreditar que todo conhecimento é válido. “O curso de gastronomia, além de ser interessante, foi gratuito. Me recomendaram as aulas e eu quis fazer para ver, e gostei, foi tudo muito organizado, os professores deram bastante atenção, foi bem instrutivo. Aprendi bastante, em casa eu só fazia um miojo, fritava um ovo, só coisas rápidas e simples, mas agora posso preparar pratos mais elaborados”, comentou, acrescentando que pretende trabalhar na área.

A diarista Daiane Alexandra Belato, 22 anos, disse que ama cozinhar e sempre procurou um curso na área, mas os custos eram altos, até que ficou sabendo do projeto, que oferecia aulas gratuitas.

“Me indicaram o Alvorecer, então fui atrás e consegui me inscrever.

Gostei bastante, os professores passam as receitas passo a passo, vão nos ajudando a preparar. As aulas teóricas foram muito boas, principalmente a parte da Vigilância Sanitária, tinha muitas coisas que eu não sabia. Esse curso ajuda a gente a entrar no mercado de trabalho, quem sabe abrir um negócio próprio. Fiz um macarrão caseiro tão gostoso, meu pai gostou, e falou que vai abrir um restaurante para mim e para minha madrasta. Fiquei empolgada”, festejou a formanda.

Publicado na edição 1140 – 22/11/18

Compartilhar
PUBLICIDADE