Projeto ensina jovens a produzir conteúdos de vídeos para o youtube

Jovens ficam atentos ao que os profissionais ensinam
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

 

Projeto ensina jovens a produzir conteúdos de vídeos para o youtube
Jovens ficam atentos ao que os profissionais ensinam

Uma chance de aprender uma profissão na área audiovisual e dar passos mais largos na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Essa é a proposta para jovens entre 14 e 17 anos de várias comunidades de Araucária que estão participando do projeto Araucária na Tela, coordenado pela Secretaria Municipal de Comunicação Social. O secretário da pasta, Antonio Franceschi, mentor do projeto, explica que a proposta é mostrar aos adolescentes que existem mais atividades além do lazer e da brincadeira que envolve a gravação de um vídeo, pois há um mercado de trabalho com várias oportunidades dentro da área audiovisual.

“Atendemos um pedido inicial do Ministério Público, para que as secretarias municipais criassem algum projeto voltado aos jovens, e surgiu a ideia do Araucária na Tela, que além de proporcionar momentos de entretenimento para os jovens, tem como foco principal ensinar a eles todas as técnicas que envolvem a produção de um vídeo, desde a gravação das imagens, até a edição final. Os alunos estão adorando participar das atividades”, disse Franceschi.

As oficinas

O projeto acontece todas as sextas-feiras, com aulas teóricas e práticas, onde são gravados os vídeos, que posteriormente são disponibilizados em um canal do youtube. O fotógrafo Carlos Poly, que coordena o projeto, explica que são vídeos de serviços, mostrando o funcionamento de alguns equipamentos da cidade, como a Biblioteca Pública Municipal, Centro de Recicláveis, entre outros, mas também são gravados clips com jovens que possuem algum talento, seja na música, skate, grafite, stand up.

“Tudo começou com a ideia de gravar vários vídeos da cidade, sob o ponto de vista dos próprios moradores, de diversos bairros. E decidimos começar com estes adolescentes, que estão sempre antenados em novas tecnologias, através de uma ferramenta que todos possuem que é o celular. Eles estão tendo a oportunidade de aprender com profissionais, pois ensinamos várias dicas de fotografia, filmagem, direção, e depois colocamos à prova estes conhecimentos, com a produção dos vídeos. É interessante porque no decorrer do projeto já temos alguns talentos sendo revelados”, conta.

Aprendizado que será levado para a vida

O projeto Araucária na Tela está sendo essencial para fortalecer a interação dos jovens com a cidade e seus equipamentos turísticos e é visível a empolgação deles durante as oficinas. E eles mesmo comprovam este interesse quando descrevem o que estão achando deste trabalho. Mateus Felipe Cabrera diz que está gostando de tudo, mas sua parte preferida são as gravações. “Isso interfere muito na nossa vida pessoal, porque se quisermos podemos levar adiante e investir em uma profissão nessa área”. O jovem Marcos Felipe Alves dos Santos, está animado com a direção das cenas, e afirma que agora tem uma visão melhor de todas as técnicas que envolvem a produção de um vídeo. “Aqui já aprendemos muitas coisas, gravamos músicas, clipes de funk, rap, tudo utilizando as técnicas que aprendemos com os profissionais”.

Rian Félix Bernardo comenta que já gostava de comunicação, e que está aprendendo muitas coisas, criando mais intimidade com a câmera. “Estou apresentando os vídeos e adorando a ideia de ser um youtuber”.

Para a jovem Anita dos Santos, a ideia de aliar a música, que sempre gostou, com a gravação dos vídeos, tem sido muito importante para que ela possa levar esse aprendizado adiante. “Com certeza isso tudo que estou aprendendo vai me ajudar muito no futuro. Meu sonho é ser professora, mas sou muito tímida, até nisso o projeto está me ajudando”, disse a garota. João Victor Farias de Souza é outro que não esconde a empolgação de participar desse projeto. “Estou adorando tudo isso, minha parte preferida é a parte dos áudios, tenho aprendido bastante”.

Serviço

O projeto está aberto à participação de outros jovens das comunidades araucarienses. Basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação Social ou deixar uma mensagem no canal do youtube “Araucária na Tela” ou no facebook, com o mesmo nome.

Foto: Everson Santos

Publicado na edição 1124 – 02/08/18

Compartilhar
PUBLICIDADE