Projeto garante qualificação profissional para jovens

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Projeto Profissão Cidadão – Cidadania e Trabalho para o Jovem de Araucária, apoiado pela Petrobras desde setembro de 2013 por intermédio do Programa Petrobras Socioambiental, está transformando a realidade de jovens de baixa renda residentes no município. Até agora, 234 jovens com idade entre 17 a 29 anos, inscritos pelo site do projeto (www.profissaocida­dao.org.br) ou encaminhados por lideranças locais, estão fazendo, gratuitamente, cursos profissionalizantes de Eletrônica Básica Industrial, Mecânica Básica Industrial e Mecatrônica Básica.

Os alunos ainda recebem formação que abrange conteúdos relevantes para a convivência em sociedade e no ambiente de trabalho. Além disso, graças a uma parceria com a Secretaria de Trabalho local, o projeto encaminha os jovens ao mercado de trabalho e leva até a comunidade local e a lideranças formais e informais do município, palestras e cursos com temas de interesse e utilidade para esses públicos.

Os cursos profissionalizantes contam com 260 horas de conteúdo técnico ministrado em seis meses e 100 horas de formação humana abrangendo temas como respeito, ética, assiduidade, liderança, planejamento financeiro, planejamento familiar, segurança no trabalho, cidadania, preconceito e sexualidade, dentre outros. A ideia é formar profissionais e cidadãos aptos a se inserirem no mundo social e no mundo do trabalho.

Integrantes da equipe do projeto se reúnem com os familiares dos alunos, mensalmente, para despertar a consciência dos pais sobre a importância de apoiarem os jovens na profissão e na vida. Assim, aumentam as chances de que os jovens tenham bom aproveitamento no curso escolhido e responsabilidade para encarar os desafios da vida adulta. Nessas ocasiões, problemas relatados relacionados à convivência em família e na sociedade também são tratados.

Compartilhar
PUBLICIDADE