Projeto “Minha Escola é POP” está expandindo

Jornais são produzidos pelos próprios alunos e distribuídos nas respectivas comunidades
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Jornais são produzidos pelos próprios alunos e distribuídos nas respectivas comunidades
Jornais são produzidos pelos próprios alunos e distribuídos nas respectivas comunidades

Em tempos de interatividade através do celular e da internet, despertar o interesse das crianças pela leitura de jornais e livros não é tarefa fácil. Mas a leitura é fundamental para formar leitores e cidadãos bem informados. Na escola, o jornal acaba sendo a maneira mais prática de despertar o interesse dos alunos, promover sua cidadania, valorizar o trabalho dos professores e vincular a escola à comunidade.

Em 2014, cinco escolas que participam do programa federal Mais Educação se envolveram com o projeto do Jornal O Popular “Minha escola é POP”. Quatro delas já produziram e lançaram seu jornal e na quinta instituição o informativo está em fase de produção. A Escola David Carneiro foi a pioneira e já produziu três edições, no entanto, o projeto já acabou por conta da estadualização.

O Colégio Helena Wysocki também já produziu três edições, a Escola João Sperandio duas e o Pedro Biscaia uma edição. Na Escola Juscelino Kubitschek, o material já está sendo produzido e a ideia é lançar a edição já no começo deste ano.

São mais de 100 alunos envolvidos e de acordo com as coordenadoras dos projetos nas escolas participantes, os resultados foram visíveis. “Com este projeto as propostas eram estimular nas crianças o gosto pela leitura, desenvolver o senso crítico e melhorar a capacidade criativa e a iniciativa entre os alunos. Tivemos resultados excelentes e neste ano que se inicia pretendemos dobrar este número e fazer com que mais escolas participem”, pontuou o diretor do Jornal O Popular, Carlos do Valle.

Várias pessoas se envolveram no trabalho de produção dos jornais, entre coordenadores do projeto, professores, alunos e seus familiares, além de voluntários do Popular como o design gráfico Willian Barboza, que fez a diagramação de todas as edições.

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE