Home / Notícias / Geral / Proximidade das viagens de férias traz alerta para a necessidade de vacinação contra a febre amarela

Proximidade das viagens de férias traz alerta para a necessidade de vacinação contra a febre amarela


Foto: divulgação

 

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Saúde (SMSA), faz um alerta a quem pretende viajar nestas férias: manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila. Atualmente, mais de 4 mil municípios são considerados áreas com recomendação de imunização contra a febre amarela. A dose única deve ser tomada com, no mínimo, 10 dias de antecedência da viagem; tempo necessário para o organismo criar os anticorpos.

A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente a pessoas de 9 meses a 59 anos. As unidades básicas de saúde de Araucária realizam a vacinação de segunda a sexta-feira. As senhas da sala de vacinação são entregues das 8h às 16h30 nas unidades da área urbana e das 8h30 às 16h na área rural.No caso de quem não tem como comprovar já ter tomado a vacina (mesmo que há muitos anos), a recomendação da Saúde é para que a vacina seja fornecida.

Há países que exigem dos brasileiros a certificação internacional de vacinação contra a febre amarela. O documento é emitido pela Anvisa com base na comprovação da vacina em carteira de vacinação. Mais um motivo para guardar bem a carteira.

Ressalvas

Pessoas acima de 60 anos, gestantes, mulheres amamentando, pessoas que apresentam reação alérgica grave a ovo e pessoas com HIV/AIDS devem buscar orientação com os profissionais de saúde para avaliar se a vacinação nesses casos é recomendada ou não. Bebês menores de 9 meses, pessoas que passam por quimioterapia ou radioterapia, transplantados são exemplos de algumas das situações em que a vacina não é indicada. Os profissionais de saúde da unidade básica mais próxima podem esclarecer quaisquer dúvidas sobre quem pode ou não ser vacinado.

Texto: PMA

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*