Risco de leptospirose aumenta no verão

A contaminação pode acontecer através da água
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A contaminação pode acontecer através da água
A contaminação pode acontecer através da água

Com o aumento das chuvas no verão, que podem causar inundações, enchentes e alagamentos, há o favorecimento da contaminação da leptospirose. Porém, existe também o risco para aqueles que preferem se refrescar em barragens ou lagoas, como a Represa do Passaúna, em Araucária. São necessários alguns cuidados para que não haja o contágio, pois a doença, causada por uma bactéria presente na urina de roedores, quando misturada à água causa a contaminação.

Em 2014 foram sete casos suspeitos notificados no Município, sendo que um deles foi confirmado. Porém, a Vigilância Epidemiológica ressalta que estes casos geralmente são subnotificados, ou seja, nem todos são formalizados, e, por isso, a incidência deve ser maior.

A contaminação pela bactéria causadora da doença pode ocorrer apenas pelo contato na pele do indivíduo, não sendo necessária a ingestão da água contaminada. Ainda que a maioria dos casos tenha cura com tratamento, é necessário ficar atento aos sintomas que a leptospirose pode causar: cansaço, calafrios, dores no corpo, náuseas, vômitos e febre alta.

Uma das recomendações é que, ao visitar rios ou represas, restos de alimentos sejam retirados do local, pois podem atrair roedores que, ao urinar, contaminam o ambiente. A mesma recomendação do cuidado com restos de alimentos vale também para casas e terrenos baldios. Dentro de sua casa, procure acondicionar bem os alimentos em locais apropriados, bem como rações de animais domésticos ou de criação. O lixo também deve ser colocado em local de difícil acesso de animais e, de preferência, perto do horário que o caminhão de coleta passe na região.

Texto: Rafaela Carvalho e assessoria / Foto: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE