Secretaria de Saúde orienta população sobre a importância da vacinação | O Popular do Paraná
Home / Notícias / Geral / Secretaria de Saúde orienta população sobre a importância da vacinação

Secretaria de Saúde orienta população sobre a importância da vacinação

As vacinas são oferecidas de forma gratuita em toda rede municipal de saúde.

 

Com as manifestações de sarampo, poliomielite e gripe que ocorrem em todo o país em razão da baixa adesão a campanhas de imunização em vários estados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) afirmou que, em Araucária, há vacinas disponíveis nos postos de saúde locais para prevenção dessas doenças.

O sarampo, que atualmente obteve destaque por fazer vítimas nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima e Amazonas, está se alastrando, e este fato evidencia a falta causada pela imunização, pois há três anos o Brasil não registrava casos da doença.

QUEM DEVE SE VACINAR

São recomendadas aos adultos a vacina Tríplice Viral (contra rubéola, caxumba, sarampo). A orientação do ministério é que todas as crianças, adolescentes e adultos até 29 anos recebam as duas doses previstas para imunização. Adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose – se não tiverem tomado antes, são duas doses na faixa etária de 20 a 29 anos ou uma dose na faixa etária de 30 a 49 anos.

De acordo com o calendário de vacinação do Ministério da Saúde em agosto, entre os dias 06 a 31, a campanha que normalmente abrange apenas a poliomielite irá atualizar e reforçar também a vacina contra o sarampo.

EM ARAUCÁRIA

Alessandra Tome, da Vigilância Epidemiológica da cidade, afirma que o processo migratório e a falha na capacidade de mobilizar a população foram os fatores decisivos para que se voltasse a registrar doenças como sarampo e poliomielite. “Existe uma diferença entre doenças erradicadas, como a varíola para a diminuição de casos, como o sarampo e a poliomielite. É importante que a população busque os serviços oferecidos pelos postos de saúde” destaca Alessandra.

Por ser uma doença infecciosa aguda, viral e transmissível os sintomas são a febre acompanhada de tosse persistente e corrimento do nariz. Após estes sintomas o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés.

É de extrema importância a vacinação, pois é a única forma de conter o avanço destas doenças. Para Alessandra, o fato de muitas pessoas não terem convivido com essas doenças pode ser o motivo de alguns movimentos contra vacinas. “Caso o paciente não tenha em mãos a sua carteira de vacinação, existe o registro informatizado, que faz essa busca sobre as vacinas que faltam se for recente, é uma solução. Ainda não registramos nenhum caso em Araucária, mas é necessário que tanto crianças quanto adultos tomem as vacinas” reforça a especialista.

Foto: divulgação

 

Sobre Redação

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*