Seja você também um alfabetizador

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Seja você também um alfabetizador
Nunca é tarde para aprender

Começa no próximo dia 26 de março e seguem até o dia 11 de julho as inscrições para a segunda seleção de alfabetizadores e coordenadores do programa Paraná Alfabetizado, uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e o Ministério da Educação, Programa Brasil Alfabetizado, prefeituras municipais, demais organizações governamentais e sociedade civil, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação. As inscrições podem ser feitas em todos os Núcleos Regionais de Educação (NRE). A primeira seleção encerrou no dia 14 de março.

O programa foi criado para buscar a alfabetização de pessoas analfabetas com 15 anos ou mais de idade. O processo de alfabetização tem duração prevista de oito meses, com dez horas de aula por semana, e as turmas podem ser localizadas em escolas da rede estadual ou municipal, centros comunitários e outros espaços físicos.

Podem participar pessoas interessadas nas funções de alfabetizador voluntário e coordenador de turmas voluntário. O resultado final da primeira seleção será divulgado em 24 de março. As atividades de alfabetização começam em quatro etapas: 1º de abril, 2 de maio, 2 de junho e 1 de julho.

O alfabetizador voluntário terá jornada de 10 horas por semana em oito meses. Eles receberão uma bolsa-auxílio que varia de R$ 400 a R$ 750, de acordo com a quantidade e a natureza das turmas que alfabetizar.

Cabe ao voluntário localizar e cadastrar os jovens, adultos e idosos não-alfabetizados para suas turmas, que devem ter entre 14 a 25 alunos em área urbana. Na área rural as turmas devem ter entre 7 a 25 alunos.

Os seguintes requisitos precisam ser atendidos pelos candidatos a alfabetizador: ser brasileiro ou naturalizado com domínio do idioma; ter cumprido obrigações militares; idade mínima de 18 anos; ser preferencialmente professor da rede pública; ter no mínimo o ensino médio completo (exceto para terras indígenas); preencher os termos em anexo nos editais.

Já os candidatos a coordenador de turma precisam atender os requisitos: ser brasileiro ou naturalizado com domínio do idioma; ter cumprido obrigações militares; idade mínima de 18 anos; ser pedagogo, professor do Quadro Próprio do Magistério (QPM) ou do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da rede estadual; ser pedagogo ou professor da rede municipal; ser técnico administrativo do Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE); ter concluído curso de pedagogia ou magistério superior; ter concluído curso de licenciatura; ter concluído especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou em alfabetização; ter concluído o Ensino Médio com habilitação em magistério no caso de candidatos residentes em terras indígenas, quilombolas, assentamentos e acampamentos rurais ou locais de difícil acesso; preencher os termos em anexo nos editais.
 

Compartilhar
PUBLICIDADE