Home / Notícias / Geral / Semana do Microempreendedor Individual (MEI) começou em Araucária

Semana do Microempreendedor Individual (MEI) começou em Araucária


Foto: Carlos Poly

 

A Prefeitura de Araucária está promovendo uma série de eventos na Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Todas as atividades acontecem no Paço Municipal, localizado na rua Pedro Druszcz, 111, Centro. Na abertura do evento o Secretário de Governo, Genildo Carvalho, ressaltou a importância do elo entre a administração e os empreendedores “É um orgulho para a administração ver tantos interessados nesta área e poder incentivar os microempreendedores individuais a terem condições de capacitação para potencializar e planejar as suas atividades. A Prefeitura conta hoje com um espaço empreendedor muito ativo que, em parceria com o Sebrae, consegue dinamizar a economia dos empreendedores.”

No primeiro dia do evento a palestra “Começando Bem”, foi uma atividade voltada para pessoas que estão iniciando processo de formalização do negócio próprio. “Na palestra Começando Bem foi possível identificar as características empreendedoras e entender como elas influenciam no negócio próprio. Foi possível também perceber como cada característica bem trabalhada pode contribuir para o sucesso da empresa. Conhecer o processo e buscar o auxílio necessário para entendê-lo junto ao Espaço Emprendedor é muito importante para o sucesso do seu negócio.” explicou Eliezer Cordeiro, Diretor de Desenvolvimento Econômico do Espaço Empreendedor.

Para ele, a receptividade do evento foi muito boa, e a expectativa para o resto da semana é excelente. “A casa está cheia, temos cerca de 250 inscritos, e a previsão é que 70% deles formalizem o MEI”, finaliza.

Priscila Toledo possui um pet shop e é microempreendedoa há um ano, segundo ela, palestras como a da Semana do MEI são esclarescedoras. “A gente aprende a se organizar, a separar o dinheiro, a diferenciar a pessoa física de jurídica, é muito bom”, comenta.

A Semana do Microempreendedor Individual vai até dia 23/05. Os interessados ainda podem se inscrever pelo telefone (41)3614-1559 ou AQUI.

Programação:
20/05 – 13h: Palestra “Começando Bem”
20/05 – 19h:Oficina “Sei formar preço”.
21/05 – 13h: Feira de Crédito.
21/05 – 19h: Oficina “Sei administrar”.
22/05 – 13h: Consultoria em Gestão.
22/05 – 19hh: Oficina “Como vender para a Prefeitura”.
23/05 – 19h: Encontro de Negócios entre MEIs.

Importante destacar que a palestra “Começando bem” é uma atividade voltada para pessoas que estão iniciando processo de formalização do negócio. Já a Feira de crédito é uma oportunidade de ter contato com instituições financeiras que fornecerão informações aos MEIs sobre créditos, produtos e serviços. No Encontro de Negócios, os MEIs apresentarão sua empresa e seus produtos/;serviços e tem a oportunidade de faz negócios entre eles.

MEI

Microempreendedor individual é aquele com negócio que fatura até R$ 81mil por ano e não tem participação em outra empresa como sócio ou titular. Entre as vantagens de ser MEI está poder ter registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que possibilita a abertura de conta em banco, a realização de empréstimos e a emissão de nota fiscal. O MEI é isento de impostos como o de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL e passa a contar com benefícios como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

O Espaço do Empreendedor de Araucária oferece o apoio que o MEI precisa para regularizar a sua empresa ou ter as orientações sobre outros assuntos de interesse (incluindo documentos e tributos) O horário de atendimento do Espaço do Empreendedor é o mesmo dos demais serviços oferecidos no Espaço Cidadão: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações: (41)3614-1559.

Texto: PMA

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*