Tem alguma árvore caindo na sua região?

Os serviços preventivos evitam quedas, principalmente durante vendavais
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os serviços preventivos evitam quedas, principalmente durante vendavais
Os serviços preventivos evitam quedas, principalmente durante vendavais

Elas produzem sombra, influenciam na temperatura do asfalto e do interior dos carros, absorvem gás carbônico para produzir oxigênio por meio da fotossíntese e ainda deixam a cidade mais bonita. No entanto, em alguns casos, as árvores podem oferecer perigo à população, e os moradores devem estar atentos para evitar essas situações.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei, se a planta está fraca ou com a raiz exposta, por exemplo, ela pode acabar caindo em cima de algu­ma moradia e até machucando pessoas, principalmente em épocas de vendavais. “Sem contar que é necessário realizar a poda preventiva para evitar que seus galhos façam algum estrago”, informa.

Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) pede que a população entre em contato com a entidade solicitando uma avaliação. “Basta ligar no 3614-7480 ou realizar a solicitação pessoalmente em nosso prédio no Parque Cachoeira. Nós vamos encaminhar um técnico ao local e orientar a respeito dos procedimentos que deverão ser tomados”, explica.

Segundo o secretário, nos casos de locais públicos como ruas, escolas, CMEI’s e postos de saúde, o serviço é realizado gratuitamente pela secretaria. “Já em terrenos particulares, nós analisaremos a situação e, se for necessário retirar a árvore, daremos autorização para que o proprietário faça isso ou contrate alguém para o trabalho”, explica.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza o serviço gratuito de poda e cortes em locais públicos
A Secretaria de Meio Ambiente realiza o serviço gratuito de poda e cortes em locais públicos

Serviço gratuito

Para as podas e cortes em locais públicos, o município contratou uma equipe terceirizada para o trabalho em março deste ano e, desde essa data, tem realizado as atividades em toda área urbana. “Já foram atendidas cerca de 400 ordens de serviço”, informa.

No entanto, ele ressalta que o trabalho é realizado somente em situações de risco. “Infelizmente, existem pessoas que nos ligam pedindo a retirada de árvores por causa das folhas, sujeira e até da sombra. Só que elas esquecem de todos os benefícios que essas plantas trazem, principalmente agora em que começa o período de acasalamento de pássaros, e eles precisam de um lugar para construir seus ninhos”, pontua. Além disso, o morador que cortar alguma árvore sem autorização pode ser denunciado e multado pela infração cometida.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: Marco Charneski / Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE