Home / Notícias / Geral / Tema da redação foi complexo, segundo estudantes

Tema da redação foi complexo, segundo estudantes

Provas trouxeram à tona temas bastante polêmicos e atuais. Foto: divulgação

 

O Enem 2018, que teve a primeira prova no domingo, 4 de novembro, trouxe muitas surpresas para os estudantes, a começar pelo tema da redação “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Apesar de trazer à tona um assunto bastante debatido por conta dos acontecimentos no cenário nacional e internacional, como o caso do vazamento de dados por meio do Facebook, no início do ano, havia várias formas de abordagem. A estudante Luana Vargas, 18 anos, disse que ficou um pouco confusa, pois esperava um tema mais específico, como fake news, greve dos caminhoneiros e preconceito linguístico. “Apesar de não ter caído os temas que eu estava esperando, consegui desenvolver uma ideia, até achei tranquilo o tema, eu realmente me bati mais nas questões. Mas estou otimista e acredito que possa me sair melhor na segunda etapa”, comentou.

Érica de Almeida Pereira de Barros, 17 anos, comentou que a redação não estava fácil, foi complicado não fugir do tema. “Acredito que muitas pessoas falaram sobre fake news, mas na verdade era sobre o uso de dados pessoais para manipulação cibernética”, justificou. A estudante também disse que não esperava tantas questões sobre assédio, lésbicas, travestis, família, racismo, democracia e reflexão sobre feminicídio. Não esperava, mas achei bem legal porque são temas que precisamos discutir atualmente”.

Para Amanda Suelen Fialkowski, 17 anos, que pretende cursar Biomedicina ou Terapia Ocupacional, o tema da redação tinha muitas maneiras de ser contextualizado. Sobre os temas das questões, falou que os enunciados estavam um pouco cansativos, o que gerou preocupação com relação ao tempo. “Me preocupei muito com a redação e isso fez com que as questões ficassem cansativas para ler. Com certeza esse ano foi mais difícil que no ano passado, arrisco em dizer que a prova estava mais complexa que a da UFPR”.

Segunda etapa

O Enem continua no próximo domingo, 11, com aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas para a resolução de 90 questões, 30 minutos a mais que no ano passado.

Publicado na edição 1138 – 08/11/18

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*