Um dos maiores jogadores de Dota 2 do país é de Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Um dos maiores jogadores de Dota 2 do país é de Araucária
Otávio se tornou um jogador profissional de Dota 2

 

O jovem Otávio Gabriel (Tavo) Cerqueira Silva, é a prova de que todo ser humano consegue chegar aonde quer, basta persistência e determinação. Com apenas 22 anos, ele está entre os maiores jogadores profissionais de Dota 2 do país, um jogo eletrônico conhecido mundialmente, que movimenta torneios e garante aos jogadores, reconhecimento no cenário do e-sports e excelentes premiações em dinheiro. Tavo, como é conhecido no jogo, faz parte de uma equipe de cinco jogadores de vários estados do Brasil, que é patrocinada pela SG e-Sports.

A equipe brasileira já está se tornando a “queridinha” das torcidas, participou de muitos campeonatos, sendo os mais relevantes o da China e, no final de abril, o de Kiev (capital da Ucrânia), torneio chancelado pela Valve, criadora do jogo. Os brasileiros disputaram com 18 times do mundo e terminaram em 5º lugar, resultado que rendeu US$ 125 mil (cerca de R$ 398 mil) para a organização SG.

Com este resultado e os demais obtidos em campeonatos virtuais, a equipe de Otávio espera receber convite para participar do Torneio de Dota 2 da Epicenter em Moscou, na Rússia, entre os dias 4 e 11 de junho, com as maiores equipes do cenário e premiação de U$ 500.000,00. Enquanto isso, a equipe foi convidada a participar da Dream League Season 7 NA Division e já tem confronto marcado para o próximo dia 30 de maio, contra a Thunderbirds, pela vaga da América. “São campeonatos muito importantes, mas meu maior sonho é estar no Torneio Oficial de Dota 2, que aliás é o sonho de todos os jogadores do mundo. O torneio será em agosto”, diz.

Com mais de 20 mil horas de Dota, Otávio costuma treinar de 8 a 12 horas por dia, e os treinos são virtuais e presenciais. “Fico treinando de casa por algumas semanas, depois a equipe se reúne em São Paulo, para treinar junto, e não tem moleza”, comentou.

Um dos maiores jogadores de Dota 2 do país é de Araucária

Superação

Quando se olha para o Otávio, um jovem que saiu de uma cidade pequena para ganhar o mundo, é impossível imaginar que por trás de todo esse sucesso tem uma história incrível de superação. Ele foi criado pela avó materna, isso porque logo ao nascer, a mãe contraiu uma grave depressão pós-parto, o que a deixou com sérios problemas mentais e a impossibilitou de criar o filho.

Diante dessa dificuldade, o interesse pelos jogos eletrônicos veio muito cedo, quando ele tinha apenas 4 anos. “Nessa época, a gente morava perto de uma lan house, e o Tavinho fugia e ia pra lá, era seu local preferido”, relembra a avó. Ela conta que o neto foi crescendo e seu interesse por jogos eletrônicos crescia junto. “No começo meu marido não gostava muito de ver ele direto no computador, me criticava por apoiá-lo, mas hoje somos todos apoiadores e fãs do Tavinho”, brinca a avó.

Aos 14 anos Otávio teve o primeiro contato com o Dota e, segundo ele, foi amor à primeira vista. O Dota 2, no qual se tornou um especialista, ele conheceu em 2011. “No começo eu jogava por diversão, mas depois fui percebendo que poderia ganhar dinheiro com isso, e aos 18 anos comecei a jogar profissionalmente e não parei mais”.

Entenda o jogo

O Dota 2 é um jogo de estratégia, que combina futebol com o xadrez, e exige dos jogadores muita habilidade e reflexo. Foi desenvolvido pela Valve, também conhecida por criar o jogo Counter-Strike – CS. O Dota é baseado em partidas online e off-line, com o objetivo primário de derrotar a equipe adversária, destruindo o “ancião” que se localiza no centro da base inimiga. Cada base é defendida por torres e ondas de unidades (chamadas de criaturas) que percorrem os caminhos principais do mapa (chamadas de trilhas) que levam à suas bases.

Existem 3 trilhas no mapa do jogo, que por convenção são chamadas de trilha de cima (Top, atravessa a parte de cima do mapa), trilha do meio (Mid ou Middle, caminho que atravessa o centro do mapa) e trilha de baixo (Bot ou Bottom, caminho que atravessa a parte de baixo do mapa). Ao centro de cada base está o “ancião”, uma construção que deve ser destruída pela equipe adversária para que se ganhe o jogo. O mapa é dividido em duas áreas, sendo que cada área pertence aos Iluminados ou aos Temidos. Os Iluminados ficam localizados no canto sudoeste (canto inferior esquerdo) do mapa, enquanto os Temidos ficam no canto nordeste (canto superior direito). As duas áreas do mapa são divididas por um rio que corre de uma ponta a outra cruzando o caminho central (trilha do meio)[5].

Cada equipe é formado por exatamente 5 personagens, totalizando 10 personagens participantes da partida. Cada jogador controla um personagem, chamado de “herói”, o qual participa dos combates que geralmente acontecem ao longo dessas três trilhas. Baseado em elementos de RPG Eletrônico de Ação, os heróis iniciam no nível 1, podendo chegar até o nível 25. Os heróis avançam de nível conforme ganham pontos de experiência. A cada nível avançado os heróis recebem 1 ponto para ser usado para aumentar seus atributos básicos ou aprender e melhorar habilidades especiais. Então, quanto maior o nível do herói maior serão seus atributos e maior será a potência ou utilidade de suas habilidades. Os elementos do jogo são amplamente incorporados do seu antecessor original (Dota), com seu desenvolvedor, IceFrog, sendo o atual e mais antigo desenvolvedor deste.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE