Vagas em Cmeis é tema de discussão

Pais querem que os filhos permaneçam no mesmo CMEI em período integral, mas a SMED diz não ser possível. Foto: Everson Santos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Vagas em Cmeis é tema de discussão
Um bom número de pessoam compareceram ao evento. Foto: Marco Charneski

 

Um bom número de pessoas compareceu à au­diência convocada pelo Ministério Público local para discutir o déficit de vagas nos centros municipais de educação infantil (Cmeis) da cidade. O encontro foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira, 24 de abril.

Um dos principais diferenciais desse encontro é que, pela primeira vez, as construtoras que venceram as licitações para erguer os cmeis em Araucária foram convocadas para falar sobre o andamento das obras e se comprometerem com o prazo contratual para suas conclusões.

Outro ponto que mereceu destaque foi a explicação da Secretaria Municipal de Educação (SMED) sobre como funciona a fila de espera pelas vagas nas creches. Na oportunidade, a SMED explicou que existe uma regulamentação que define os critérios de chamamento, sendo que não necessariamente aqueles que se cadastraram antes são chamados primeiro. Por exemplo, famílias em situação de vulnerabilidade social são priorizadas.

Também durante a audiência foram vários os que questionaram se a Prefeitura está se planejando para contratação de pessoal para trabalhar nesses cmeis que estão sendo construídos.

A existência de vagas de meio período nos cmeis também foi um dos pontos que gerou muito questionamento. Vários dos presentes disseram que essa modalidade de atendimento acaba inviabilizando que pais consigam um emprego.

Quando do fechamento desta matéria, às 21h40, ainda não havia terminado o encontro, sendo que um resumo completo da audiência você confere em nossa próxima edição.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1160 – 25/04/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE