Vazamento em oleoduto pode comprometer produção na Repar

Produção na refinaria Presidente Getúlio Vargas está ameaçada
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Vazamento em oleoduto pode comprometer produção na Repar
Produção na refinaria Presidente Getúlio Vargas está ameaçada

 

Um grave erro de programação de gestão, associado com o mau tempo que vem prejudicando a atracagem de navios no Terminal de São Francisco, deixou a carga de produção da Repar em nível muito baixo. O problema foi agravado com a perfuração do oleoduto, que interrompeu o bombeamento, após uma tentativa de furto de combustível ocorrida na manhã desta segunda-feira, 22 de maio. O oleoduto Ospar bombeia petróleo que chega ao Terminal de São Francisco do Sul (SC) para a refinaria em Araucária. Sua extensão é de 117 km e seu diâmetro é de 30 polegadas.

De acordo com informações do Sindipetro/PR e SC, na quarta-feira (24), era o prazo máximo para que o petróleo chegasse até a Repar, caso contrário, o refino corria sério risco de parar. Até o fechamento desta edição, no final da tarde de quarta-feira, a informação era de que a produção estava mais lenta, porém, ainda não tinha sido paralisada.

Para o presidente do Sindipetro, Mário Dal Zot, é um grande absurdo que a gestão da Repar não consiga administrar seu estoque. “Tal problema leva a suspeição para além de mera e costumeira incompetência dos gestores. A refinaria tem problema crônico de falta de efetivo de trabalhadores e a operação em carga baixa nos dá margem para acreditar em manobra administrativa entreguista. Tudo isso cheira a sucateamento e privatização”, pontuou.

O furto

Os ladrões furaram o duto, mas a alta pressão os assustou e eles fugiram do local, deixando o óleo jorrando. Cerca de 50 trabalhadores terceirizados, com caminhões e maquinários, foram contratados pela Petrobras para atuar na contenção e drenagem do produto. Já foram coletados aproximadamente 30 mil litros de petróleo, distribuídos em três caminhões tanque.

Segundo informações preliminares, o petróleo se espalhou pelo solo e vegetação. No local tem um pequeno banhado, que está sendo isolado com barreiras. A cerca de 1,5 km também existe um rio e a equipe de emergência trabalha para evitar que o óleo chegue até lá em caso de ocorrência de chuva.

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE